Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza V Plenária de Mulheres e eleição do Conselho Gestor do Comu

UFPB realiza V Plenária de Mulheres e eleição do Conselho Gestor do Comu

publicado: 26/10/2023 17h39, última modificação: 26/10/2023 17h40
Alunas e servidoras podem participar do evento e votar nas novas conselheiras

2610202312.jpg

O Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizará, na próxima terça-feira (31), a V Plenária de Mulheres da UFPB, no auditório do Centro de Educação. O evento tem por objetivo debater as expressões das diversas formas de violência contra as mulheres e sua materialização no cotidiano de estudantes e servidoras, além de homologar e eleger as conselheiras do Conselho Gestor do CoMu para o biênio 2023-2025.

A programação da plenária terá início às 9h, com mesa de abertura que contará com a presença da Pró-reitora de Extensão Berla Moraes. Também haverá apresentações culturais e mesas redondas. O evento é aberto a todas as mulheres que estudam e trabalham na UFPB mediante inscrição no Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), até o dia 30 de outubro.

Já o processo da eleição terá início às 10h, pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleição (SigEleição). Serão eleitas mulheres dos três segmentos que compõem a instituição (docente, técnico-administrativa e estudante). A partir das 9h30 às chapas de cada segmento terão até 5 minutos para se apresentar à Plenária e a lista de chapas pode ser conferida no site do CoMu.

O resultado da eleição será divulgado às 18h na Plenária e publicado no site do CoMu.

O CoMu é um órgão assessor da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB e tem por finalidade construir, implementar e promover coletivamente uma Política de Prevenção e Enfrentamento à violência contra as mulheres na UFPB a partir de três frentes de atuação: o acolhimento de mulheres em situação de violência, ações de prevenção, e enfrentamento das violências às quais as mulheres estão sujeitas dentro e fora do ambiente universitário.

As mulheres que forem eleitas para compor o Conselho Gestor do CoMu vão trabalhar com o objetivo de avaliar, propor e monitorar o trabalho realizado no comitê, para que este atue de acordo com as necessidades das mulheres que estudam, trabalham e convivem na UFPB. O Conselho Gestor é a instância máxima do CoMu, sendo permanente e de caráter deliberativo.

Mesas Redondas

Pela manhã, além da solenidade de abertura e apresentação das candidatas ao Conselho Gestor, vai ocorrer a mesa “Violência institucional e reparação: estratégias de prevenção e enfrentamento” com Tatyane Oliveira, professora do Departamento de Ciências Jurídicas e Andreia Andrade, Procuradora Federal e Subprocuradora-chefe da PF-UFPB, às 10h15.

Já no período da tarde, às 15h30 será a vez da mesa “Prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres na UFPB”, com a representante do DCE no CoMu, Eloá Almeida, representantes do SINTESPB, Ana Paula de Souza Lima e Maria Rita da Conceição; e representante da ADUFPB, Anita Leocádia Pereira dos Santos.

Texto: Elidiane Poquiviqui

Edição: Aline Lins