Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza visita à Penitenciária Desembargador Silvio Porto

UFPB realiza visita à Penitenciária Desembargador Silvio Porto

publicado: 25/07/2022 18h28, última modificação: 26/07/2022 07h42
O objetivo foi conhecer as demandas da unidade prisional para o planejamento de ações de ensino, pesquisa e extensão

A Vice-Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Profa. Liana Filgueira, realizou, nesta segunda-feira (25), uma visita à Penitenciária Desembargador Silvio Porto, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Esta foi a primeira ação da parceria entre UFPB e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), após assinatura de Protocolo de Intenções objetivando a cooperação técnico-científica em atividades voltadas à promoção da ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

O Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPB, Prof. Jairo de Pontes Gomes, e a Superintendente de Educação a Distância (Sead), Profa. Raissa Dalia, acompanharam a Vice-Reitora na visita que teve por objetivo conhecer a realidade da unidade prisional a fim de realizar o planejamento de ações de ensino, pesquisa e extensão que podem apoiar as necessidades de apenados, familiares e servidores da segurança pública.

O convite para a visita partiu do Presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal Thiago Robson Lopes. Para ele, é muito importante que a UFPB possa prestar serviços que auxiliem também a população apenada.

“A presença dos gestores aqui é de uma importância ímpar porque a gente tem a oportunidade na visita in loco de fomentar outras possibilidades que a gente não tinha vislumbrado antes. Então, a minha expectativa é que dessa visita surjam muito mais projetos do que a gente tinha imaginado anteriormente, que possam alcançar não apenas os apenados, mas os próprios servidores e familiares”, disse Thiago.

A visita foi guiada pelo Diretor Adjunto da Penitenciaria Desembargador Silvio Porto, o policial penal Ivan Gonçalves. Ao longo da manhã foram visitados ambientes administrativos e de saúde como: direção, arquivo, consultório médico, sala da defensoria pública, assistência social, psicologia e consultório odontológico, recepção de visitantes, dentre outros.

Também fizeram parte do roteiro da visita ambientes como a cozinha, dispensa, serigrafia, ateliê de artes, escola, biblioteca, sala de informática, horta e pavilhões. Ao longo do trajeto os gestores da UFPB dialogaram com servidores da penitenciária e apenados sobre o ambiente prisional; as atividades laborais, esportivas, artístico-culturais e de ensino vivenciadas; e as necessidades que podem ser sanadas com apoio de projetos realizados em parceria com servidores da UFPB.

Para a Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, foi fundamental a realização da visita para conhecer as necessidades e as demandas que um presídio tem. “Nós pudemos perceber que a estrutura deles é sensacional, tem médicos, advogados, dentista etc. Porém no caso desse presídio, são apenas 100 servidores para atender a uma comunidade de apenados de aproximadamente 1.800 pessoas. Então, é perceptível a necessidade de mão-de-obra, a necessidade de planejamento no aspecto de como ajudá-los, para que essas demandas possam ser reduzidas”, disse.

A Vice-Reitora também destacou o trabalho dos servidores da segurança no acolhimento à comunidade LGBTQIAP+ e o investimento e interesse em proporcionar uma educação de qualidade para os apenados.

“Mas a demanda é grande, por exemplo, livros paradidáticos é uma coisa que eles precisam muito. Então, de que forma a Universidade Federal pode colaborar para atender essas necessidades? Hoje somos uma comunidade de 3 mil docentes, quase 5 mil técnicos administrativos, 30 mil alunos, então são diversas expertises que, juntos, podemos fazer melhor por esses lugares, tentar fazer algo que seja preventivo em várias vertentes. Essa é a visão que a Universidade pretende colocar em prática”, disse Liana Filgueira.

VIAC86~1.JPG

Reportagem: Elidiane Poquiviqui