Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe novos tradutores e intérpretes de Libras para serviço de acessibilidade comunicacional

publicado: 30/06/2021 11h27, última modificação: 30/06/2021 11h27
Para ter acesso ao serviço desses profissionais, é preciso fazer a solicitação via formulário

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA), contratou 16 novos tradutores e intérpretes de Libras que atuarão nos campi I, II, III e IV, auxiliando discentes e docentes surdos no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

A necessidade se deu pelo aumento das demandas de tradução e interpretação em Libras na graduação, mestrado, doutorado e demais setores. Somados aos efetivos e estagiários da área, a UFPB tem agora um total de 23 intérpretes de Libras para atender toda a Instituição.

“Esses intérpretes de libras são fruto de um processo que iniciamos em maio de 2020 para contratação de tradutores para dar suporte à equipe efetiva da Universidade nesses serviços de tradução e interpretação em Libras”, explicou o coordenador do CIA, Rafael Monteiro. Segundo ele, o processo conseguiu ter andamento a partir de janeiro deste ano.

De acordo com a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, a nova gestão se deparou com o processo de contratação de tradutores e intérpretes de Libras parado e uma demanda urgente desses profissionais. A partir do conhecimento do problema, as medidas foram imediatamente tomadas para que fosse sanado. Porém, devido aos trâmites necessários, só agora essa ação pode ser efetivada.

Do total dos novos tradutores, nove foram distribuídos para o Campus I, dois para o Campus II, um foi destinado ao Campus III e quatro para o Campus IV – dois em Mamanguape e dois em Rio Tinto.

“Eles estão sendo distribuídos nesses postos de trabalho para atendimento às pessoas surdas e também à própria Instituição. Eles já começaram, no dia 21 de junho, a trabalhar, fazer traduções, atendimentos, fazendo com que todas as demandas das pessoas surdas, de sala de aula, de eventos, de reuniões, da Universidade de modo geral estejam sendo atendidas plenamente”, disse Rafael Monteiro.

Para ter acesso ao serviço dos tradutores intérpretes de Libras, é preciso fazer a solicitação via formulário, disponível no site do CIA.

Reportagem: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia