Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe propostas de atividades de extensão para o Fluex 2024 - 2025
conteúdo

Notícias

UFPB recebe propostas de atividades de extensão para o Fluex 2024 - 2025

publicado: 05/01/2024 12h24, última modificação: 05/01/2024 12h24
A partir de 2024, validade do edital Fluex será bienal, garantindo registro de ações com vigência até o final de 2025

Foto: Angélica Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou o edital do Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) 2024 - 2025, que disciplina os critérios para o registro e execução das atividades de extensão no âmbito da UFPB, com ou sem previsão de recursos financeiros destinados ao seu custeio. 

Segundo o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, esta é mais uma ação propositiva da Proex, que tem se dedicado a colocar a extensão como eixo importante da Universidade Federal da Paraíba, incorporando mais recursos e atendendo às necessidades das ações que têm sido planejadas e realizadas. 

Uma das novidades deste Fluex é que sua vigência passa a ser bienal, possibilitando que o registro das ações de extensão possa ser realizado de 02 de janeiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025, com duração de até dois anos, a critério do proponente. Conforme o Pró-reitor de Extensão substituto, Thiago Antônio Cavalcante, a nova vigência foi pensada para facilitar a gestão e organização dos extensionistas, devido à própria característica do edital, que regulamenta ações de extensão de fluxo contínuo. 

“A possibilidade de ser bienal também facilita a organização de ações que são articuladas em parcerias com outras instituições, organizações, assim como otimiza a celebração de convênios para financiamento de ações”, observa também o Pró-reitor substituto. 

As propostas para as ações de extensão devem ser submetidas pelos proponentes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), com antecedência mínima de 15 dias do início da atividade que será realizada. Cada proposta deverá ser validada pela chefia imediata do docente ou servidor técnico-administrativo coordenador da ação, para que, em seguida, seja analisada pela equipe técnico-pedagógica da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac) da Proex. Ambas as etapas deverão ocorrer neste prazo de 15 dias. 

As ações de extensão submetidas poderão ser realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida, compreendendo as seguintes modalidades: Programa; Projeto; Cursos e Oficinas; Eventos (Congresso, Simpósio, Jornada, Festival e Olimpíada, por exemplo); Prestação de Serviços; e Registro de Produtos (produção de publicações e produtos decorrentes das atividades de extensão). As conceituações e exigências de cada modalidade estão pormenorizadas ao longo do edital. 

Estão aptos ao registro de ações no Fluex os professores dos cursos presenciais e à distância do quadro efetivo da Universidade, além de servidores técnico-administrativos com nível superior. Os docentes visitantes, nacionais ou estrangeiros, substitutos, voluntários, assim como os demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica também poderão submeter propostas, observados os requisitos apontados no subitem 3.1.1. do  edital. 

Entre as condições para a submissão estão a obrigatoriedade de participação de discentes voluntários na equipe executora das atividades e quantificação do público interno e externo participantes destas atividades. 

Em 2023, de acordo com a Proex, foram ofertadas mais de 430 ações de extensão por meio do Fluex, nas quais se destacam os mais de 170 cursos e 130 eventos realizados no ano passado. 

“Pela expressiva quantidade de ações registradas, percebe-se que o Fluex é uma importante ferramenta na estratégia da Política de Extensão Universitária, possibilitando e potencializando a formação acadêmica, profissional e cidadã dos discentes da UFPB, por meio de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana”, ressaltou o Pró-reitor de Extensão substituto, Thiago Antônio Cavalcante. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB