Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita de equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
conteúdo

Notícias

UFPB recebe visita de equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

publicado: 20/11/2023 19h35, última modificação: 20/11/2023 19h35
Representantes do FNDE vieram tratar sobre projeto de melhoria de escolas da educação básica coordenado, em escala regional, pela UFPB

Foto: Vinícius Vieira

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta segunda-feira (20), a visita de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A comitiva foi recepcionada pelo Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, e também pela Vice-reitora, Prof. Liana Filgueira, pelo Chefe de Gabinete, Prof. Pablo Nogueira, pelo Pró-reitor de Planejamento (Proplan), Prof. Paulo de Tarso, e pelo Pró-reitor de Administração (PRA), Prof. Cassio Besarria. 

Na ocasião, a equipe do FNDE realizou uma reunião técnica com o reitorado da UFPB para tratar do lançamento oficial do I Webinário do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe), projeto que consiste em credenciar unidades de referência e apoio para desenvolver ações e projetos de apoio à manutenção e melhoria de escolas da educação básica.  

A UFPB é a unidade de referência do projeto em escala regional, tendo sido selecionada ainda em 2018. No âmbito da Universidade, o Cecampe é dirigido pelas professoras Adriana Diniz, Diretora do Centro de Educação (CE) da UFPB, e Ana Célia Silva Menezes, docente do mesmo centro, que também fizeram parte da reunião desta segunda-feira.

De acordo com a Professora Adriana Diniz, o projeto se constitui em mais uma oportunidade de incluir a educação básica no processo de formação e extensão da UFPB. Segundo ela, o projeto é uma oportunidade para a instituição exercer a sua função social em relação à educação básica, numa perspectiva da gestão democrática da educação e da melhoria da qualidade da educação pública da nossa região.

O lançamento oficial do I Webinário do Cecampe Nordeste acontece nesta quinta-feira (23), por meio do canal do YouTube do Centro de Educação (CE)

Participantes da reunião

Pelo FNDE, participaram da reunião o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar (CGPTE), Djailson Dantas De Medeiros, a coordenadora-geral de Desenvolvimento e Melhoria da Escola (CGDME) do órgão, Karine Silva dos Santos e a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão (COMAG) da mesma autarquia, Raquel Pereira. 

Além deles, o coordenador-geral de Apoio a Gestão Escolar da Secretaria de Educação Básica do MEC, Fábio da Silva Paiva, também acompanhou a comitiva.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB