Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB receberá embaixador da Finlândia nesta quarta-feira (4)
conteúdo

Notícias

UFPB receberá embaixador da Finlândia nesta quarta-feira (4)

publicado: 03/05/2022 17h25, última modificação: 03/05/2022 17h25
Encontro com o Reitor, Prof. Valdiney Gouveia, acontecerá das 8h às 9h45, no prédio da Reitoria

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberá, na manhã desta quarta-feira (4), a visita do embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen. O embaixador vai se encontrar com o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, das 8h às 9h45, no prédio da Reitoria.

A visita faz parte de uma estratégia de internacionalização da UFPB que busca captar parcerias por meio das embaixadas, as quais devem levar as propostas colaborativas às universidades de seus países.

Segundo o Prof. Valdiney Gouveia, é sempre uma satisfação abrir as portas da UFPB a fim de mostrar o potencial da Instituição. “Queremos assegurar parcerias com outros países, inserindo cada dia mais nossa Universidade no cenário internacional”, afirmou o Reitor.

O encontro contará com o apoio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI/UFPB), com as participações confirmadas do Presidente do órgão, Prof. Sandro Marden, e da Diretora de Relações Interinstitucionais, Profa. Ana Berenice.  Na ocasião, o embaixador estará acompanhado pela Coordenadora de Educação e Ciência da Embaixada, a Sra. Danni Haka. 

Segundo a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI/UFPB, o objetivo é estreitar laços e estabelecer acordos com a Finlândia em diferentes áreas de atuação como educação e tecnologia.

Sobre as expectativas para a visita do embaixador à Instituição, as ações de cooperação da UFPB e o estabelecimento de parcerias futuras, o Prof. Sandro Marden, presidente da ACI, assegurou: “A UFPB tem divulgado suas competências em embaixadas para a prospecção de oportunidades acadêmicas e técnicas, visando, especialmente, o desenvolvimento paraibano tanto no tocante à construção de competências naturais da UFPB quanto no atendimento às principais demandas do estado da Paraíba”. 

Ainda segundo ele, a Finlândia tem estrutura especial em diversas áreas de conhecimento, especialmente em áreas da educação, ciências sociais e ciências tecnológicas.  “As expectativas são as melhores, pois estamos fazendo um levantamento sobre potenciais áreas que  nos conectam com eles”, destacou o docente. 

* * *
Reportagem: Mariani Idalino e Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação