Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona duas novas professoras substitutas

UFPB recepciona duas novas professoras substitutas

publicado: 29/08/2023 18h56, última modificação: 29/08/2023 18h56
As docentes vão atuar nos campi II e IV

Foto: Elidiane Poquiviqui

Na manhã desta terça-feira (29), duas novas professoras substitutas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionadas pelo Reitor da Instituição, Prof Valdiney Gouveia, no gabinete da Reitoria. Na ocasião, as docentes realizaram a assinatura do contrato para dar início às atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nos campi II, em Areia, e IV, em Mamanguape.

O Reitor Valdiney Gouveia deu as boas-vindas às docentes em um diálogo sobre a formação e expectativa de ambas na atuação na UFPB. O gestor agradeceu o interesse delas em contribuir com a Universidade e pontuou a importância do trabalho dos professores substitutos, que com entusiasmo e dedicação muito contribuem com os processos de ensino-aprendizagem.

Também estiveram presentes no encontro a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profa Rita de Cássia, e Lara Nóbrega, diretora da Divisão de Seleção e Provisão (DSP) da Progep. A Pró-reitora recepcionou as novas professoras substitutas desejando que sejam felizes na UFPB e que tenham o interesse em seguir carreira na instituição, participando de futuras seleções para docentes efetivos.

Aluna egressa da graduação, mestrado e doutorado da UFPB, Edileide de Souza Godoi fará parte do Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) em Mamanguape, contribuindo com a formação de alunos de diversos cursos. Ela conta que é gratificante poder fazer parte do corpo de professores da UFPB e colocar em prática todo o conhecimento que recebeu de uma instituição pública de qualidade com reconhecimento nacional e internacional para, assim, contribuir com os alunos.

Para Edileide, o momento de recepção foi muito importante. “Achei isso muito bacana assim da parte da reitoria, porque é uma valorização do professor, especialmente para um professor substituto, que a gente não vê esse tipo de recepção. Então eu achei que isso nos motiva a ficar”, disse ela.

A professora Laís Leite Barreto fará parte do Departamento de Biociências do Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus de onde ela mesma é aluna egressa. Ela conta que estava atuando como pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e Agroecologia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III da UFPB, em Bananeiras e que, coincidentemente, o contrato como pesquisadora se encerra na mesma data em que ela assina novo contrato para atuar como professora substituta na instituição.

“Minha expectativa é fazer da Universidade aquilo que venho fazendo há 16 anos, minha segunda casa, e continuar contribuindo com o ensino, pesquisa e extensão levando a Universidade para fora dos muros da instituição. Tenho diversos projetos de extensão em andamento, vinculados ao meu pós-doc, com os quais eu pretendo continuar trabalhando. A responsabilidade é grande, quero tentar fazer com que os alunos sintam o mesmo orgulho que eu tenho de dizer que sou egressa daquele campus”, disse a docente.

Na ocasião, a diretora da Divisão de Seleção e Provisão da Progep, Lara Nóbrega, adiantou que está prevista para outubro a divulgação de um novo edital para seleção de professores efetivos do magistério superior. O número de vagas e os departamentos contemplados ainda estão sendo definidos.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins