Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona novos professores substitutos
conteúdo

Notícias

UFPB recepciona novos professores substitutos

publicado: 01/08/2023 18h41, última modificação: 01/08/2023 18h42
Nove docentes atuarão em centros de ensino nos campi de João Pessoa, Areia e Rio Tinto/Mamanguape

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionou, nesta terça-feira (1), nove professores substitutos durante solenidade realizada na sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), localizada na Reitoria, no campus de João Pessoa. 

A acolhida aos novos docentes foi presidida pelo Reitor da UFPB, Professor Valdiney Gouveia, e contou com a participação da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Professora Rita de Cássia Pereira e do coordenador de Processos de Gestão de Pessoas (CPGP), Fagner Oliveira.

Iniciando as falas das autoridades, o coordenador da CPGP, Fagner Oliveira, deu as boas-vindas aos novos professores e ressaltou a importância do cargo, ocupado por profissionais que, como o nome do cargo sugere, substituem docentes efetivos em afastamento, permitindo que a licença dos titulares não traga prejuízo às atividades letivas. 

Em seguida, a gestora da Progep, Professora Rita de Cássia Pereira, lembrou que, assim como os docentes efetivos e os servidores técnico-administrativos, os professores substitutos também estão comprometidos na missão de atender ao ensino, à pesquisa e à extensão promovidos pela Universidade. 

E o Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Professor Valdiney Gouveia, agradeceu aos novos professores por terem participado da seleção, frisando que a renovação dos profissionais que compõem a UFPB é enriquecedora para todos. 

“Espero que vocês se encantem com o magistério. A seleção para professor substituto é uma ótima chance para que vocês conheçam melhor os cursos e possam escolher, em uma outra oportunidade, a Universidade Federal da Paraíba como a casa definitiva. E para a UFPB, a chegada de novos docentes, com ideias diferentes, sempre dá vida à Universidade”, afirmou o Reitor.  

Os novos professores exercerão as atividades docentes em sete centros da UFPB, sendo cinco deles localizados no Campus I, em João Pessoa: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Centro Profissional e Tecnológico - Escola Técnica da Saúde (CPT/ETS). Dois centros de ensino localizados nos campi do interior - o Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia, e o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em Rio Tinto/Mamanguape - também receberão novos docentes substitutos. 

Do corpo discente ao docente

A UFPB, que esteve presente em toda a trajetória acadêmica de Karoline de Lucena Araújo, uma das professoras que tiveram seus contratos assinados na solenidade desta terça-feira, estará presente agora na carreira profissional da docente. 

“A UFPB é responsável por toda minha formação superior. Eu concluí aqui a graduação em Direito, o mestrado e o doutorado na mesma área. É a primeira vez que vou atuar como professora substituta na UFPB e estou muito feliz em retribuir à casa que me acolheu como aluna e agora me acolhe como professora”, afirmou a nova docente do CCJ. 

Confira, a seguir, a lista com os novos professores da Universidade: 

Domingos Soares de Souza Neto - Departamento de Mediações Interculturais/CCHLA

Guilherme de Souza Alves - Departamento de Comunicação/CCTA

João Batista de Oliveira - Departamento de Diagnóstico, Práticas Laboratoriais e Odontológicas/CPT-ETS

Karoline de Lucena Araújo - Departamento de Direito Privado/CCJ

Leonam Amitaf Ferreira Pinto de Albuquerque - Departamento Ciências Sociais/CCAE

Manuela Braga Galindo - Departamento de Direito Privado/CCJ

Maria Cecília de Araújo Silvestre - Departamento de Terapia Ocupacional/CCS

Moacir Fernandes de Queiroz Neto - Departamento de Fisiologia e Patologia/CCS 

Tancredo Augusto Feitosa de Souza - Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais/CCA

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB