Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona quatro novos professores substitutos

UFPB recepciona quatro novos professores substitutos

publicado: 15/08/2023 12h32, última modificação: 15/08/2023 12h32
Os docentes atuarão no Campus I da Universidade

Foto: Elidiane Poquiviqui

Quatro novos professores substitutos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram recepcionados, na manhã desta terça (15), pela Vice-reitora da instituição, Profa. Liana Filgueira, no Gabinete da Reitoria. O momento de acolhida marcou a assinatura dos contratos dos novos docentes substitutos que vão contribuir com os processos de ensino, pesquisa e extensão no Campus I, em João Pessoa.

Na ocasião a Vice-reitora desejou as boas-vindas nessa nova etapa profissional dos docentes, falou sobre a grandiosidade da UFPB e as diversas possibilidades de envolvimento em projetos, grupos de pesquisa e atividades de extensão como oportunidades para que os novos docentes também construam os caminhos para um futuro ingresso como docentes efetivos.

Para a Vice-reitora, a iniciativa do Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, de realizar sempre um momento de acolhida aos docentes substitutos e servidores efetivos da instituição é muito importante.

“Mostra a tranquilidade de se chegar na Reitoria, de como transitar dentro dos diversos setores da Progep, e o que é a UFPB. Esta recepção faz com que se sintam acolhidos, em casa, e é essa a ideia que a Reitoria quer passar. Além de mostrar que esse caminho que eles estão fazendo é o caminho para se chegar onde eles de fato querem, que é ser efetivado como docentes aqui na Universidade”, disse Liana Filgueira.

Também participaram do momento de acolhida a Profa. Rita de Cássia Pereira, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progep), e Lara Nóbrega, diretora de Divisão de Seleção e Provisão (DSP).

Lucas Forte, docente da área da Educação Física, contou que quando ingressou na graduação na UFPB, tinha planos de atuar como personal trainner, no entanto, o envolvimento em projetos de pesquisa que possibilitaram a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido despertaram nele o interesse e afeição pela área da docência, o que o levou à inscrição e aprovação no processo seletivo para professor substituto.

“Após a graduação, sempre tive o sonho de trabalhar aqui na UFPB, fiz mestrado, doutorado e, movido pelo carinho pela instituição, retornei. Minha expectativa é de, primeiro, desempenhar um bom papel nas disciplinas que for assumir e, segundo, quando abrir um processo de seleção para professor efetivo, eu vou ser o primeiro a me inscrever”, afirmou Lucas.

Os novos profissionais contratados pela UFPB atuarão nos Departamentos de Comunicação e de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), e no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Confira a Lista dos novos professores substitutos da UFPB

Artur Barbosa Lima Maia - Departamento de Comunicação/CCTA