Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recepciona seis novos professores substitutos
conteúdo

Notícias

UFPB recepciona seis novos professores substitutos

publicado: 08/11/2021 13h24, última modificação: 08/11/2021 13h25
Os docentes vão atuar nos campi de João Pessoa e Bananeiras

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recepcionou, na manhã desta segunda-feira (8), seis novos professores substitutos, em uma cerimônia conduzida pela Vice-reitora Liana Filgueira. Os docentes vão atuar nos campi de João Pessoa e Bananeiras, pelo período de até dois anos. 

Os professores acolhidos na cerimônia foram Allyson Andrade Mendonça, do Departamento de Biotecnologia, Flávia Santos de Araújo, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, Gibson Meira de Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Igor Brasil Rocha, do Departamento de Educação Musical, Thiago Magno de Carvalho Costa, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas e Vânia Carvalho de Castro do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas. 

O acolhimento dos professores também contou com a presença da Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep) Rita de Cássia Pereira e do coordenador de Processos de Gestão de Pessoas Fagner Oliveira. 

A Profa. Liana Filgueira explicou que a cerimônia é uma forma da Universidade sinalizar que está acessível e se coloca à disposição para a resolução de problemas. Ela também pontuou que a acolhida é necessária já que alguns profissionais chegam à UFPB sem orientação prévia para exercer a função de docente ou de técnico administrativo. 

“Eles vêm de outras instituições, outras cidades e outros estados e chegam aqui por vezes um pouco perdidos. A acolhida representa a ideia de que, agora, eles começam a fazer parte do grupo de pessoas que constroem a UFPB. É uma maneira de fazê-los se sentirem engajados nessa equipe de técnicos e docentes”, comentou a Vice-reitora. 

Para o Prof. Alysson Mendonça, recém-formado em Doutorado pela UFPE, a experiência reassegura o compromisso mantido entre a UFPB e seu quadro funcional. 

“Eu não tinha um contato tão próximo com a UFPB porque venho de outro estado, Pernambuco. Sou recém-formado em doutorado e ainda não tive uma experiência tão própria como professor. Essa acolhida nos tranquiliza e nos ajuda a nos dedicarmos completamente ao trabalho que será iniciado”, comentou o professor do Departamento de Biotecnologia. 

De acordo com o Prof. Gibson Oliveira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, o momento é importante tendo em vista o grande porte institucional da UFPB. 

“Encontrar com a Vice-reitora e a Pró-reitora de Gestão de Pessoas faz com que você se sinta dentro de um espaço acolhedor. A recepção também faz com que você se sinta mais engajado naquilo com o que você vai contribuir como docente dentro da Universidade”, afirmou. 

A Profa. Flávia Araújo, do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas, também avaliou positivamente o encontro.

“Eu me senti muito bem-vinda. É bom conhecer os colegas que estão entrando junto comigo e também é bom nos encontrarmos com parte da administração para conhecer os rostos que estão gerindo a Instituição. Minha expectativa é que possamos oferecer, por meio das nossas aulas, uma educação da melhor qualidade possível nesse momento difícil do país”, afirmou.

***
Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia