Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa na próxima segunda-feira (28)

publicado: 24/08/2023 10h22, última modificação: 24/08/2023 16h42
Estudantes e professores com interesse na temática podem se inscrever

Foto: Freepik

No dia 28 de agosto, das 13h às 17h, acontece no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a Pré-conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) de João Pessoa. O evento é voltado para que a comunidade acadêmica participe das discussões a respeito da elaboração de políticas públicas e seus planos de ação, no âmbito Nacional, Estadual e Municipal na temática de Segurança Alimentar e Nutricional como exemplo de trajetória.

O objetivo do evento é conectar os grupos acadêmicos da UFPB que atuam em SAN, e realizar debates para a construção de propostas para a Conferência IV Municipal da SAN de João Pessoa, que acontece nos dias 29 e 30, também no auditório do CCJ, na UFPB.

Podem se inscrever para a Pré-Conferência todos professores e estudantes que atuam ou têm interesse no aprendizado da temática de Segurança Alimentar e Nutricional. A inscrição individual é gratuita e deve ser realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) até o dia 27 de agosto. Grupos acadêmicos podem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/1XvN2BWeNLiJHXPu7 até esta quinta-feira, dia 24 de agosto.

No evento serão discutidos os caminhos e desafios para a IV Conferência da SAN de João Pessoa, e haverá as palestras "Epidemiologia da insegurança alimentar no nordeste brasileiro e políticas públicas de combate à fome", e " Agricultura urbana e periurbana: cultivando a segurança alimentar no futuro".

O evento contará ainda com uma rodada de apresentação dos grupos de ações acadêmicas em SAN da UFPB, formação de grupo de trabalho nos 03 eixos da conferência de João Pessoa: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e democracia e participação social.

A programação será finalizada com debate sobre as prioridades de pesquisa sobre Segurança Alimentar e Nutricional no município de João Pessoa. A Pré-Conferência está sendo organizada pela professora Ana Luiza Mattos Braga, do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) e representante da UFPB no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa (Comsea-JP).

IV Conferência de SAN de João Pessoa

A IV Conferência de SAN do município de João Pessoa que acontece nos dias 28 e 29 de agosto elegerá as diretrizes e delegados que participarão das conferências do Estado da Paraíba e Nacional, e será o instrumento base, junto com o Plano Nacional, para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de João Pessoa.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins