Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia primeira reunião presencial da Rede Paraibana de Internacionalização

UFPB sedia primeira reunião presencial da Rede Paraibana de Internacionalização

publicado: 29/04/2022 17h21, última modificação: 29/04/2022 17h21
Grupo reúne diferentes entidades para o impulsionamento das relações internacionais da Paraíba

Foto: Mariani Idalino

Por meio de uma articulação da Reitoria, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediou, na manhã desta sexta-feira (29), a primeira reunião presencial da Rede Paraibana de Internacionalização, em João Pessoa. Composta por diferentes entidades que atuam no Estado da Paraíba, a rede trabalha em conjunto com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba para o impulsionamento das relações internacionais em nível estadual.

O encontro, que aconteceu no prédio da Reitoria da UFPB, foi presidido pelo Prof. Sandro Marden, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), e contou com a presença do secretário executivo do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rômulo Polari Filho.

Também participaram da reunião representantes da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq).

Na ocasião, foram discutidos dois eixos temáticos: capacitação da internacionalização por meio de cursos e honrarias e comércio exterior. Os representantes de cada instituição apresentaram alternativas, sugestões e programas voltados à demanda.

“No momento, temos apenas um panorama geral dos problemas. Mas a ideia é apresentar estratégias para que os municípios paraibanos e agentes públicos do Estado venham a ter ferramentas modernas e funcionais para promover sua internacionalização por meio do turismo e comércio”, disse o presidente da ACI.

Segundo o Prof. Sandro, a reunião é uma sinalização de que as instituições de ensino superior da Paraíba estão unindo forças para potencializar a internacionalização e o desenvolvimento do Estado.

“A UFPB, por meio da Agência de Cooperação Internacional - que trabalha em conjunto com os programas de pós-graduação e outras entidades relacionadas à temática -, está se mobilizando para a apresentação de trabalhos que fomentem a superação de desafios identificados”, comentou o presidente da ACI.

Para o secretário executivo do Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba, Rômulo Polari Filho, o momento marca o primeiro passo no processo de tornar a Paraíba um estado mais eficiente, competitivo, profissional e institucionalizado no que se refere às relações internacionais.

“É uma reunião extremamente importante. Podemos considerar um divisor de águas na tratativa das relações internacionais no Estado da Paraíba. Estamos fazendo a ponte entre o poder executivo e as demais entidades que atuam na Paraíba no que tange ao assunto. Em um único fórum, reunimos todas as entidades acadêmicas destacáveis”, afirmou Rômulo.

A Assessora para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Campina Grande, Verônica Macário de Oliveira, falou sobre como a instituição deve contribuir para a atuação e fortalecimento do grupo. Ela destacou as competências da UFCG em áreas como Engenharia de Materiais, Engenharia Elétrica, Computação, Biomateriais, Empreendedorismo e Agronegócio.

“Nós consideramos que essa atuação em rede é importante. A UFCG é uma universidade multi-vocacionada, com diversas áreas potentes de atuação. Temos a possibilidade de pegar o que produzimos dentro da universidade e incorporar como uma prática extensionista de contribuição para o desenvolvimento do estado numa perspectiva internacional”, pontuou Verônica.

De acordo com o secretário executivo, a Rede Paraibana de Internacionalização deve gerar diferentes resultados que irão impactar positivamente a região.

“É uma união de entidades que buscam o mesmo objetivo: institucionalizar e potencializar as relações internacionais do estado, seja de cunho diplomático, comercial, ou até mesmo como política de atração de investimento de empresas estrangeiras. Daqui vai nascer muita coisa interessante para a Paraíba”, concluiu Rômulo.

Reportagem: Mariani Idalino
Edição: Aline Lins