Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB sedia série de oficinas do Panorama Setorial da Cultura Brasileira

UFPB sedia série de oficinas do Panorama Setorial da Cultura Brasileira

publicado: 03/10/2023 17h42, última modificação: 03/10/2023 17h42
As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral

Foto: Divulgação

Nos dias 13 e 14 de outubro, ocorrerá na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) uma série de quatro oficinas sobre o Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB). Promovido pela 3D3 Comunicação e Cultura e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex/UFPB), o evento é aberto ao público em geral e terá lugar no auditório da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), no campus de João Pessoa.

As inscrições são gratuitas e realizadas por meio de um formulário online (selecionando-se os dias 13 ou 14, conforme interesse), até o dia de cada evento. Na ocasião, é possível se inscrever nas oficinas separadamente em cada turno, dia disponível e por tema. Os participantes podem realizar inscrições em todas as oficinas, já que os conteúdos são complementares. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas em cada uma das quatro oficinas.

No dia 13 de outubro, no horário das 9h às 13h, será ofertada a oficina A cadeia produtiva da cultura e os resultados do estudo PSCB, com a palestrante Gisele Jordão. No mesmo dia, das 14h às 17h, ocorrerá a Oficina de Produção, conduzida pelo palestrante Cao Quintas. Ainda no dia 13, das 18h às 21h, haverá a oficina Distribuição e divulgação de atividades culturais, com a palestrante Roberta Iahn.

No dia 14 de outubro, das 9h às 12h, será ofertada a oficina Captação de recursos e viabilização de projetos culturais, com a palestrante Gisele Jordão. Mais detalhes sobre o conteúdo das oficinas e sobre os palestrantes estão disponíveis no formulário de inscrição.

O projeto

O Panorama Setorial da Cultura Brasileira (PSCB) é um estudo amplo, nacional, em constante desenvolvimento, com a intenção de fornecer um painel sobre a cultura artística do país. Destinado à cadeia produtiva da cultura, fundamentou-se na percepção de que o setor cultural carece de informações e de material de referência para o planejamento de suas atividades.

Além do desenvolvimento e execução da pesquisa, das publicações e distribuição dos livros, por meio físico e digital, o projeto realiza oficinas de apresentação de resultados e de capacitação para produtores culturais, artistas, imprensa e demais interessados, contribuindo para o desenvolvimento e melhoria de desempenho dos atuantes da cadeia produtiva da cultura brasileira.

É um projeto de abrangência nacional que em 2019 realizou oficinas em 12 cidades do país, e agora em 2023, tem o objetivo de atingir mais 12 cidades, dentre elas, João Pessoa, com o objetivo de promover espaços de formação e capacitação com informações de qualidade para os produtores e artistas e demais participantes da área ligada ao setor cultural e à gestão cultural.

Com informações da PROEX/UFPB e da 3D3 Comunicação e Cultura
Foto: Divulgação