Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB tem 19 pesquisadores entre os mais influentes do mundo, aponta ranking internacional

publicado: 11/10/2023 18h20, última modificação: 15/10/2023 12h36
Classificação é elaborada anualmente pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford (EUA)

Foto: Angélica Gouveia

Dezenove docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo o ranking internacional divulgado na última semana pela editora Elsevier. Dois docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) se destacaram entre os 100 pesquisadores mais relevantes do Brasil no ranking, ficando entre os 100 mil mais influentes do mundo.

A classificação, publicada anualmente em parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, engloba dados separados em duas listas, sendo uma referente às publicações durante toda a carreira dos pesquisadores (até o final de 2022) e outra com dados sobre as citações acadêmicas que os cientistas receberam somente em 2022.

Na lista que aborda a carreira, figuram 11 pesquisadores da UFPB (foram 9 no mesmo ranking, no ano passado). Já na lista que considera apenas o ano de 2022, estão 18 cientistas da Universidade (o mesmo número de pesquisadores no ranking no ano passado) – alguns cientistas constam nas duas listas do ranking.

Os pesquisadores são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos, considerando a classificação padrão Science-Metrix e com informações da base de dados Scopus. Os resultados de cada lista estão publicados no site da editora.

Considerando as citações recebidas no ano de 2022, o docente Damião Pergentino de Sousa, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, figura na posição 75, enquanto Evandro Leite de Souza, do Departamento de Nutrição, aparece na posição 89 entre os pesquisadores brasileiros. No ranking mundial, eles ficam entre os 35 mil cientistas mais influentes, levando-se em conta o mesmo ano.

Já na lista da carreira dos pesquisadores, os dois docentes da Universidade Federal da Paraíba são citados entre os 100 mil cientistas de maior influência em nível mundial. Expandindo-se a lista para os 500 mil mais influentes do mundo, 19 pesquisadores da UFPB são citados (no ano passado foram 21).

“Recebi com muita alegria a notícia de estar no seletíssimo grupo dos 100 pesquisadores brasileiros mais influentes. É gratificante ver o resultado de muitos anos dedicados à pesquisa, além da nossa UFPB destacada como um importante centro de pesquisa”, declarou Damião Pergentino.

Na opinião do docente, este resultado publicado pela Elsevier ganha mais importância considerando que poucos pesquisadores das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste são citados na seleta lista, onde predominam cientistas dos principais centros de pesquisa do País, tais como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

O Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, parabenizou os docentes que integram o ranking e manifestou seu agradecimento pelo trabalho importante que cada um deles desempenha, nas mais diversas áreas. “É uma honra para toda a UFPB contar com esses pesquisadores de destaque, é um orgulho para todos nós. Desejamos que sigam contribuindo da forma tão propositiva que têm feito até os dias de hoje e que sigamos fazendo a UFPB a cada dia maior e mais presente no cenário nacional e internacional”, disse o Reitor.

Pesquisadores da UFPB citados no ranking

Carreira

Damião Pergentino de Sousa (Dep. de Ciências Farmacêuticas/CCS)

Dionísio Bazeia Filho (Dep. de Física/CCEN)