Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB viabiliza depósito online de TCC
conteúdo

Notícias

UFPB viabiliza depósito online de TCC

Após defesa, estudantes têm 30 dias para entrega do trabalho
publicado: 15/04/2020 14h11, última modificação: 15/04/2020 14h11
A Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza é a primeira a oferecer o serviço digital para os alunos concluintes. Foto: Angélica Gouveia

A Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza é a primeira a oferecer o serviço digital para os alunos concluintes. Foto: Angélica Gouveia

A Biblioteca do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza, por meio do formulário eletrônico, o serviço digital de depósito dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) durante a quarentena. Os estudantes devem realizar o procedimento em até 30 dias após a defesa dos trabalhos  

De acordo com a bibliotecária do CCEN, Ana Roberta Mota, os depósitos dos trabalhos só serão efetivados se estiverem com as alterações sugeridas pela banca examinadora, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e em arquivo único (no formato pdf).   

Também devem constar a ficha de catalogação na fonte, segundo orientações que podem ser obtidas pelo site da biblioteca, e as assinaturas do autor e orientador no Termo de Autorização para publicação do trabalho no Repositório Institucional da UFPB.  

Segundo Ana Roberta Mota, até agora a biblioteca recebeu os trabalhos de seis alunos e a demanda deve aumentar diante da conclusão do período 2019.2, no início deste mês. “Estamos recebendo TCCs dos cursos de Ciências Biológicas, Estatística, Matemática, Geografia e Química, assim como os do ensino a distância. Os alunos devem fazer mais depósitos apenas na próxima semana”, conjectura  

Para a bibliotecária, a viabilidade da ideia de receber os TCCs em meio eletrônico se deu porque os estudantes já entregavam as pesquisas apenas em arquivo digital. 

O que fizemos foi criar um formulário onde o aluno preenche os campos e faz upload do trabalho e do Termo de Autorização. Ao enviar, conferimos os dados técnicos (capa, ficha catalográfica, folha de rosto, folha de aprovação, assinaturas etc). Estando tudo certo, encaminhamos ao concluinte a declaração de recebimento e damos início à inserção do trabalho no Repositório Institucional”, ressalta.  

Sobre as pessoas que não têm acesso aos serviços digitais durante a quarentena, Ana conta que a biblioteca do CCEN atenderá presencialmente, em caráter excepcional e com agendamento prévio. 

Desde que necessitem colar grau, cada caso deverá ser bem analisado. A excepcionalidade do presencial se dá para que não prejudiquemos os alunos. Atenderemos da melhor forma, com segurança e ninguém será prejudicado”, assegura.  

agendamento deverá ser realizado por meio das redes da biblioteca do CCEN: WhatsApp: 55 83 32167941; E-mail: biblioteca@ccen.ufpb.br; Instagram: @bibliotecasetorialccen; Facebook: Biblioteca Setorial do CCEN UFPB ; Twitter: biblioccen_ufpb; e Chat: www.ccen.ufpb.br/biblioteca - Fale com a bibliotecária. 

Ação Conjunta 

O diretor da Biblioteca Central (BC) da UFPB, o bibliotecário Leonardo de Oliveira Cavalcante, salienta que as outras unidades do Sistema de Bibliotecas da instituição devem adotar procedimentos para receber os trabalhos de conclusão dos estudantes concluintes. 

Diante da quarentena, estamos articulando medidas para que todas as setoriais adotem ações e recebam os TCCs online. Já recebemos as dissertações e teses digitalmente na BC. Temos que atender a demanda de todos os centros para não dificultar a conclusão dos cursos”, reforça.   

Conforme a bibliotecária do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Tahis Silva, a unidade providenciou o serviço excepcional de recebimento de materiais dos alunos que concluíram o curso e precisam se formar. 

Atendemos as orientações da BC e disponibilizamos agendamento para receber demanda de discentes concluintes. Só atenderemos, no momento, os casos de fato excepcionalíssimos para colação de grau e solicitação de diploma, visando a segurança e o bem-estar de todos”, acentua.   

Tahis acrescenta ainda que a biblioteca de saúde vem recebendo demandas, por e-mail, das coordenações de graduação e especialização para disponibilizar trabalhos de quem concluiu os cursos no período 2019.2, no Repositório Institucional da UFPB.  

Ascom/UFPB