Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Últimos dias para inscrição no Concurso de Vídeo ‘1 Minuto Contra Corrupção’
conteúdo

Notícias

Últimos dias para inscrição no Concurso de Vídeo ‘1 Minuto Contra Corrupção’

publicado: 27/10/2023 17h33, última modificação: 27/10/2023 18h01
Vídeos poderão ser enviados até a terça-feira (31)

271020235.jpg

Terminam na próxima terça-feira (31) as inscrições para a 7ª edição do Concurso de Vídeo ‘1 Minuto contra a Corrupção’, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em conjunto com organizações parceiras. 

O objetivo do concurso, que tem o apoio da Reitoria e da Pró-reitoria de Extensão (Proex), é incentivar a produção de curtas-metragens de diversos gêneros (ficção, clipe, publicidade ou documentário) que levem à conscientização sobre integridade e combate à corrupção.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível na página do concurso. No ato da inscrição, é necessário preencher uma ficha técnica, na qual devem ser informados os nomes dos participantes, a sinopse do vídeo e o link da página de internet por onde o vídeo pode ser visualizado. É necessário também dar o aceite nas condições do certame. Cada participante pode enviar até dois vídeos. 

Como o nome do concurso sugere, os vídeos inscritos deverão ter 1 minuto de duração, com tolerância de 10 segundos para mais ou para menos. Além disso, o produto precisa ser original, inédito e ter classificação livre, ficando a critério do participante a escolha do nome do material audiovisual produzido para o concurso. 

A iniciativa é aberta a cidadãos de todo o Brasil, desde que tenham pelo menos 18 anos completos. Os materiais serão avaliados por uma comissão julgadora formada por servidores da UFPB e da CGU, que observarão os seguintes critérios de avaliação: aderência ao tema, qualidade do roteiro, de vídeo e de áudio.

A previsão é de que o resultado final do concurso seja divulgado até o dia 15 de novembro. Na cerimônia de premiação, que deverá ocorrer até 31 de dezembro, os autores dos três melhores vídeos receberão um troféu, cada, e um certificado de participação emitido pela CGU. 

Os materiais premiados serão divulgados nas páginas e redes sociais do órgão e também dos demais parceiros na promoção do concurso, além de serem exibidos durante o 18º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que será realizado em dezembro deste ano, em João Pessoa. 

De acordo com o Superintendente substituto da CGU na Paraíba, Rodrigo Paiva, a partir do material produzido pelos participantes, o concurso incentiva, consequentemente, reflexões sobre ética e cidadania, integrando a sociedade em geral na discussão de tais temas.

Já para a Pró-reitora de Extensão (Proex) da UFPB, Profa. Berla Morais, enquanto produtora de conteúdo científico e audiovisual relevante, o envolvimento da Universidade na promoção deste concurso é de extrema importância. 

Mais informações estão disponíveis no Edital do concurso

***
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB