Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Usuários do Google Workspace na UFPB têm até esta sexta (16) para atender a limite de armazenamento
conteúdo

Notícias

Usuários do Google Workspace na UFPB têm até esta sexta (16) para atender a limite de armazenamento

publicado: 15/06/2023 12h56, última modificação: 15/06/2023 12h56
Usuários das contas @academico.ufpb.br e @estudantes.ufpb.br devem realizar backup para evitar perda de aquivos

Foto: Angélica Gouveia

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para a comunidade universitária que utiliza a plataforma Google Workspace (@academico.ufpb.br e @estudantes.ufpb.br) racionalizar a utilização dos serviços ofertados pela Google à UFPB e realizar o backup dos arquivos armazenados na plataforma – com destaque para Drive, Fotos e Gmail – e sua posterior exclusão, o mais breve possível, com vistas à adequação na modalidade básica de contratação na qual a UFPB está enquadrada.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB enviou por e-mail, ao todo, três comunicados à comunidade universitária – o mais recente nesta quarta (14) –, alertando sobre a necessidade de adequação. Segundo a STI, tais serviços estão sujeitos a regras de uso, especialmente quanto à ocupação de área de armazenamento, e esse novo prazo, até esta sexta (16), é irrevogável, portanto, os usuários que não providenciarem a adequação perderão seus arquivos.

Após reversão de benefícios concedidos durante a pandemia, a Google estabeleceu prazo para que a utilização de recursos disponíveis na plataforma Google Workspace fosse readequada à modalidade básica de contratação na qual a UFPB está enquadrada. O não atendimento a essa readequação poderá acarretar a indisponibilidade total do acesso aos serviços dessa plataforma, inclusive a exclusão dos arquivos lá armazenados”, alerta a Superintendente da STI, professora Camila Mara Vital Barros.

Caso os arquivos armazenados na plataforma (@academico.ufpb.br e @estudantes.ufpb.br) extrapolem os limites estabelecidos – até 8 GB, para as categorias docente e técnico-administrativa, e de até 2 GB, para a categoria discente –, é essencial a estrita observância das orientações contidas no comunicado da STI, a fim de evitar perda total desse material. Por isso a STI solicita a adoção de providências quanto à cópia (backup), e sua posterior exclusão, o mais breve possível.

Vale destacar que os arquivos removidos vão para Lixeira e somente depois que eles forem excluídos dessa área é que poderá ser considerado que os arquivos foram apagados em definitivo e que o espaço alocado será realmente liberado”, orienta a STI no comunicado.

A STI salienta que, no anúncio inicial de utilização da plataforma em 2020, foi informado que o serviço teria finalidades específicas – comprovação de vínculo e viabilização das reuniões online –, mas que não deveria ser usado como repositório de arquivos. Ao criar a conta, o usuário declarou estar ciente e concordar que “devido à natureza gratuita em sua disponibilização, por parte da Google, não existem garantias de níveis de qualidade e nem da continuidade do serviço, o qual poderá ser cessado a qualquer momento, para uma conta individual ou para todas as contas, por vontade de qualquer das partes envolvidas” e de que “nem a Google e nem a UFPB se responsabilizam por quaisquer perdas, de quaisquer naturezas, envolvendo o uso de tais recursos”.

O termo aceito no ato da criação da conta no Google também diz que “a conta poderá ser cancelada imediatamente após a finalização do vínculo com a instituição, independente do motivo do desligamento”.

Apesar dos mais de 100 terabytes de arquivos removidos pelos próprios usuários desde o primeiro comunicado sobre o assunto em tela, muitas contas ainda estão longe da meta de adequação e correm o risco de serem restauradas às condições iniciais de uso, ou seja, todo o material existente nessas contas será excluído sem distinção do tipo de arquivo.

 

Leia o comunicado na íntegra:

 

À Comunidade Universitária.

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) reitera comunicados anteriores sobre a necessidade de racionalizar a utilização dos serviços ofertados pela Google à UFPB. Conforme anteriormente informado, tais serviços estão sujeitos a regras de uso, especialmente quanto à ocupação de área de armazenamento.

Após reversão de benefícios concedidos durante a pandemia, a Google estabeleceu prazo para que a utilização de recursos disponíveis na plataforma Google Workspace fosse readequada à modalidade básica de contratação na qual a UFPB está enquadrada. O não atendimento a essa readequação poderá acarretar a indisponibilidade total do acesso aos serviços dessa plataforma, inclusive a exclusão dos arquivos lá armazenados.

O novo prazo para readequação, irrevogável, terminará em 16 DE JUNHO DE 2023.

Caso os arquivos armazenados na referida plataforma (@academico.ufpb.br e @estudantes.ufpb.br) extrapolem os limites estabelecidos – até 8 GB, para as categorias docente e técnico-administrativa, e de até 2 GB, para a categoria discente –, tornar-se-á essencial a estrita observância das orientações contidas neste comunicado, a fim de evitar perda total desse material.

Assim, solicitamos a adoção de providências quanto à cópia (backup) dos arquivos hospedados na plataforma Google Workspace – com destaque para Drive, Fotos e Gmail – e sua posterior exclusão, o mais breve possível. Vale destacar que os arquivos removidos vão para Lixeira e somente depois que eles forem excluídos dessa área é que poderá ser considerado que os arquivos foram apagados em definitivo e que o espaço alocado será realmente liberado.

É importante lembrar, mais uma vez, que, no anúncio inicial de utilização da plataforma em 2020, a STI informou que o serviço teria finalidades específicas – comprovação de vínculo e viabilização das reuniões online –, mas que não deveria ser usado como repositório de arquivos. Ao criar a conta, o usuário declarou estar ciente e concordar que “devido à natureza gratuita em sua disponibilização, por parte da Google, não existem garantias de níveis de qualidade e nem da continuidade do serviço, o qual poderá ser cessado a qualquer momento, para uma conta individual ou para todas as contas, por vontade de qualquer das partes envolvidas” e de que “nem a Google e nem a UFPB se responsabilizam por quaisquer perdas, de quaisquer naturezas, envolvendo o uso de tais recursos”. O termo aceito no ato da criação da conta no Google também diz que “a conta poderá ser cancelada imediatamente após a finalização do vínculo com a instituição, independente do motivo do desligamento”.

Apesar dos mais de 100 terabytes de arquivos removidos pelos próprios usuários desde o primeiro comunicado sobre o assunto em tela, muitas contas ainda estão longe da meta de adequação e correm o risco de serem restauradas às condições iniciais de uso, ou seja, todo o material existente nessas contas será excluído sem distinção do tipo de arquivo.

Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,

Camila Mara Vital Barros
Superintendente
STI/UFPB

* * *
Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia