Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > V Simpósio Paraibano de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar da UFPB está com inscrições abertas

publicado: 19/04/2023 11h20, última modificação: 19/04/2023 11h20
Interessados podem se inscrever como ouvintes e submeter trabalhos científicos

Entre os dias 05 e 06 de maio, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove o V Simpósio Paraibano de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar, realizado pelos Departamentos de Fisiologia e Patologia, Departamento de Ciências Farmacêuticas e Departamento de Enfermagem e Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde; e pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia Centro de Ciências Médicas. O evento vai ocorrer no auditório da Superintendência de Educação a Distância (SEAD), no Campus I da UFPB, em João Pessoa.

Com o objetivo de promover divulgação científica em biossegurança e controle de infecção hospitalar, o evento será presencial e as inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 1º de maio pelo site https://simposiobiosseg202.wixsite.com/vsimposiopbbiosseg. A expectativa da organização é que o evento reúna mais de 150 pessoas.

De acordo com o professor Bruno Galvão, Coordenador do curso de Biomedicina da UFPB e um dos organizadores, o simpósio se destaca diante da importância de discutir o tema da biossegurança em ambiente hospitalar “Trata-se do único evento da nossa região com propósito de discutir e fomentar a temática para melhoria direta na saúde humana e ambiental”, disse o docente.

Ao longo do evento serão discutidos temas como Abordagem multiprofissional, desafios e estratégias em saúde em diferentes regiões do mundo, formação e habilidades em biossegurança, resistência bacteriana x Covid-19, Vacina Mais Paraíba e estratégias para cobertura vacinal, doenças emergentes e reemergente, e mais.

A programação do V Simpósio Paraibano de Biossegurança e Controle de Infecção Hospitalar conta com palestras com pesquisadores de instituições de pesquisa de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, bem como pesquisadores e profissionais da área da saúde na Paraíba; além de apresentação de trabalhos científicos em banner. A cerimônia de abertura do evento está marcada para 05 de março, a partir das 18h.

Dentre os palestrantes estão Sylvia Maria de Lemos Hinrichsen, professora do Departamento de Medicina Tropical da Universidade Federal de Pernambuco e Autora do livro "Biossegurança e Controle de Infecções - Risco Sanitário Hospitalar"; e Vlademir Vicente Cantarelli, professor de microbiologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Universidade Feevale.

Até o dia 24 de abril os interessados podem realizar a submissão de resumos de trabalhos científicos para apresentação no evento. Serão aceitos trabalhos nas modalidades pesquisa original, revisão de literatura ou relato de caso. Os temas para os trabalhos são: Antimicrobianos, Barreiras de contenção, Doenças ocupacionais, Educação em biossegurança, Imunizações, Infecções comunitárias, Infecções relacionadas à assistência à saúde, Medicina de viagem, Medicina tropical e Segurança do paciente.

Todos os trabalhos submetidos deverão ser apresentados na forma de pôster impresso. No site do evento é possível ter acesso às orientações e normas, bem como instruções para submissão de resumos.

São instituições parceiras do evento o Hospital Santa Madra e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Para mais informações a organização disponibiliza o e-mail: simposiobiosseg2023@gmail.com e Perfil no Instagram.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins