Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > VLibras vence Prêmio Internacional Projeto Zero 2024

VLibras vence Prêmio Internacional Projeto Zero 2024

publicado: 05/12/2023 14h29, última modificação: 05/12/2023 14h29

Foto: Divulgação

A ferramenta VLibras, solução digital voltada para tornar a internet mais acessível para pessoas surdas, desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), é uma das experiências inclusivas vencedoras do Prêmio internacional Projeto Zero 2024.

O resultado da premiação foi divulgado no último domingo (3), Dia internacional da Pessoa com Deficiência, no site da fundação austríaca Essl, que atua na promoção dos direitos das pessoas com deficiência e que realiza a premiação. Ao todo, foram premiadas 77 experiências de inclusão de pessoas com deficiência de 43 países, selecionadas entre os 164 projetos que foram finalistas.

O professor Tiago Maritan, coordenador da iniciativa desenvolvida no Centro de Informática (CI) da UFPB, comemorou a conquista, e demonstrou a felicidade de ver o resultado do trabalho receber um importante reconhecimento internacional.

“É uma grande alegria e orgulho, são muitos anos de trabalho intenso de muita gente, e é um orgulho ver a marca UFPB representada nesse prêmio! Foi um processo complexo, com mais de 500 propostas diferentes de quase 100 países no mundo, relacionadas a inclusão e redução de barreiras para pessoas com deficiência. A equipe do projeto que se dedica tanto, há tantos anos, merece muito!”, disse Tiago Maritan.

Para o Reitor Valdiney Gouveia, que parabeniza em nome da Instituição os pesquisadores responsáveis pela iniciativa, essa premiação internacional é um reconhecimento importante à equipe do projeto e coloca o nome da UFPB em evidência, servindo ainda como inspiração a outros pesquisadores.

O projeto da UFPB consiste em um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em português para Libras. Atualmente, a iniciativa é utilizada por 120 mil sites, conta com 90 mil frases treinadas por inteligência artificial e, ainda, 21 mil sinais cadastrados em sua biblioteca.

O VLibras é uma das 03 iniciativas brasileiras reconhecidas pela premiação internacional, ao lado do Centro Especializado em Assistência Educacional do Instituto Jô Clemente (São Paulo) e do Laboratório de Educação Inclusiva da Organização Mais Diferenças (São Paulo). As 77 experiências premiadas, participarão, em fevereiro de 2024, de um evento na sede das Nações Unidas, em Viena, na Áustria.

O VLibras é o resultado de uma parceria entre a UFPB e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), lançado no ano de 2016 pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID), e além de ser gratuito está disponível para utilização em computadores e dispositivos Android e iOS.

Ao longo dos anos, o produto criado na UFPB recebeu algumas premiações, entre elas o prêmio internacional LATAM Smart City Award, no ano de 2018, na categoria Sociedade Equitativa e Colaborativa, sendo reconhecido, em 2019, com o selo de Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

Mais informações sobre a ferramenta desenvolvida no LAVID/UFPB estão disponíveis na página e no Instagram do VLibras.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins