Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > PPGM-UFPB inicia o semestre com aula especial ministrada por professor e musicólogo sueco

Evento será online neste 1º de março, às 10h
publicado: 28/02/2023 09h39, última modificação: 28/02/2023 09h54
Colaboradores: Larissa Guedes

O Programa de Pós Graduação em Música da UFPB (PPGM-UFPB) irá realizar uma Aula de Abertura do Semestre, com o Professor e Musicólogo Dr. Peter van Tour (Örebro Universitet-Suécia), nesta quarta-feira, 1º de março, às 10h (horário de Brasília), pela plataforma online Zoom.

A palestra, proferida em inglês, versará sobre o tema “How to read and interpret a partiment” (Como ler e interpretar um Partimento), que o professor também apresentará entre os meses de fevereiro e abril nas seguintes instituições: Juilliard School (Nova York/EUA), Hochschule für Musik und Theater Hamburg (Hamburgo/Alemanha), Universität für Musik und darstellende Kunst (Viena/Áustria) e na Anton Bruckner Universität (Linz/Áustria).

Esta conferência faz parte do Ciclo de Palestras Suécia-Brasil do PPGM, e está inserida entre as atividades decorrentes do Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFPB e a Örebro Universitet, no âmbito do Programa Linnaeus-Palme. Não é necessário realizar inscrição para assistir a palestra, os interessados, apenas devem acessar este link no devido horário.

O professor convidado afirma que pretende mostrar como se pode reconhecer as diferentes abordagens do ensino e da aprendizagem contrapontística, além de apresentar as implicações que isso pode trazer para o intérprete em termos de metodologia de como lidar com partimenti.

Peter van Tour é professor associado em Teoria e Análise Musical da Örebro University, na Suécia. Realizou estudos em Pedagogia da Música (Conservatório de Brabante, Tilburg, NL), Musicologia (Universidade de Utrecht) e Teoria Musical (Royal College of Music, Estocolmo). Trabalhou como docente de Teoria Musical em várias instituições entre 1990 e 2020, a exemplo do Royal College of Music em Estocolmo, Gotland School of Music Composition em Visby, KU Leuven (Leuven, Bélgica) e a Academia Norueguesa de Música em Oslo (Noruega). Peter realizou estudos de doutorado em Musicologia Histórica na Universidade de Uppsala (2015) com a tese "Contraponto e Partimento: Métodos de Ensino de Composição na Nápoles do Final do Século XVIII". Além de ensinar uma ampla paleta de disciplinas teóricas da música na Universidade de Örebro, está trabalhando em um novo projeto de pesquisa na Universidade de Uppsala em 2022-23 intitulado "A Fuga Italiana: Investigada através de Jovens Aprendizes em Nápoles e Bolonha do Século XVIII". Este projeto é financiado pela Stiftelsen Thuréus forskarhem och naturminne för kultur, natur, litteratur och konst. Desde 2019, Prof. van Tour é editor da revista internacional "Music Theory and Analysis" (Leuven University)

----------

Texto do PPGM-UFPB, adaptado por Larissa Guedes // Edição: Larissa Guedes
Fonte: Programa de Pós Graduação em Música da UFPB (PPGM-UFPB)