Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Mobilidade > PROMOBI
conteúdo

PROMOBI

por Larissa Guedes publicado 07/02/2020 09h02, última modificação 19/02/2024 16h08

PROMOBI destina-se aos alunos de graduação da UFPB interessados em cursar um ou dois semestres de mobilidade acadêmica internacional em uma das universidades com as quais a UFPB possui convênio ativo, sendo possível o reconhecimento dos componentes curriculares cursados nas instituições anfitriãs estrangeiras, após análise e aprovação das coordenações dos cursos de graduação da UFPB.

O PROMOBI não disponibiliza bolsa, ou ajuda de custo aos estudantes, porém, normalmente, o aluno da UFPB é beneficiado pela isenção de taxas acadêmicas (semestralidade/anuidade) na universidade parceira.

As datas exatas dos semestres podem variar dependendo da universidade de destino. E a lista de universidades parceiras é constantemente atualizada, conforme os acordos de cooperação vigentes que preveem mobilidade acadêmica. A lista válida é publicada com o edital. 

De acordo com a Resolução do Consepe 49/2012, no ato da inscrição, o candidato deve:

I – estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFPB;
II – apresentar CRE igual ou superior a 5,0 (cinco);
III – ter efetivamente integralizado (no ato da inscrição) o mínimo de 40% e o máximo de 80% da carga horária total estabelecida para a conclusão do seu curso de graduação.

Após a seleção interna, outros critérios de seleção são determinados pela universidade de acolhimento, entre eles o que trata da exigência linguística/documental. É de responsabilidade do candidato apresentar prova documental do nível linguístico exigido pela instituição de acolhimento.  Quando um nível de proficiência é recomendado, não há cobrança de prova material, mas é responsabilidade do aluno ter conhecimento suficiente para acompanhar as disciplinas em língua estrangeira. No caso dos alunos que se direcionam a Portugal, nenhuma exigência desta natureza se aplica, a não ser se o curso/disciplina pretendido/a seja oferecido/a em outro idioma que não o português.

O passaporte é o documento pessoal exigido pela Universidade parceira no momento da apresentação dos documentos para candidatura. É altamente recomendável que o candidato possua passaporte já no ato da inscrição no processo para evitar contratempos.

O Edital publicado é soberano e determina oficialmente as regras/requisitos/passos para candidatura e seleção, a despeito de qualquer informação dada/compartilhada pelo staff da ACI anterior à sua publicação.

 

Para acessar uma página com as dúvidas mais frequentes  sobre o PROMOBI, clique aqui.