Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura oficial do curso de Mandarim

Abertura oficial do curso de Mandarim

As aulas do curso iniciam na próxima terça, 22
publicado: 18/03/2022 13h11, última modificação: 18/03/2022 13h11
Colaboradores: Larissa Guedes

No último dia 16 de março, aconteceu uma cerimônia online para oficializar a abertura e o início do curso de Mandarim para a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ofertado pela Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL - China).

O curso é uma ação decorrente do acordo de cooperação firmado entre a UFPB e a DUFL. Inicialmente seriam ofertadas 80 vagas, porém, tendo em vista a alta taxa de inscrição, a organização do curso na UFPB, em parceria com a Universidade de Dalian, conseguiu aumentar o número de vagas em cada turma, totalizando 120 alunos confirmados.

Na cerimônia de abertura, estavam presentes representando a China: a Cônsul Geral em Recife, Srª Yan Yuqing; o Vice-Cônsul, Sr. Wang Ke; a Reitora da DUFL, Profª Liu Hong; a Diretora de Relações Interinstitucionais da DUFL, Profª Li Fan; a Diretora do Gabinete dos Assuntos dos Institutos Confúcio da DUFL, Profª Fu Qiong; a Vice-Diretora do Instituto de Línguas Europeias da DUFL, Profª Cheng Cuicui; além dos professores que serão responsáveis pelas quatro turmas de Mandarim na UFPB, o Prof. Liu Jiaming, cujo nome ocidental é Xavier, e o Prof. Zhang Yuxiong, cujo nome ocidental é Francisco. Da UFPB estavam presentes o Reitor, Prof. Valdiney Veloso Gouveia; a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB Profª. Ana Berenice Peres Martorelli; a Diretora e a Vice-Diretora do Instituto De Estudos Linguísticos E Culturais (INELC-UFPB), Profª. Andrea Ponte e Profª  Claudia Caminha; Prof. Rodrigo Freire, Diretor do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA); o servidor do INELC-UFPB, Wellington Guimarães; e Larissa Guedes, servidora da ACI-UFPB.

Na ocasião, a cônsul geral da China em Recife destacou a importância do curso para a expansão do intercâmbio acadêmico e cultural entre os dois países e relembrou que no lançamento da Semana Internacional do Ensino da Língua Chinesa de 2021 em dezembro passado, o Vice-Ministro da Educação da China, Tian Xuejun, atribuiu uma placa de honra e oficializou a criação da sala de aula inteligente da língua chinesa na instituição paraibana. Os reitores de ambas as universidades também falaram através de vídeo gravado com legendas sobre o fortalecimento das relações entre as instituições e desejaram um curso próspero e frutífero para todos. A Profª. Ana Berenice apontou ainda a ansiedade dos estudantes por um curso de alta qualidade como este, oferecido de forma gratuita para a comunidade acadêmica da UFPB, salientando que as vagas foram preenchidas nas primeiras horas de inscrições e a existência de uma lista de espera com mais de 300 estudantes

Ademais, os professores Liu Jiaming, responsável pelas turmas B e D, e Zhang Yuxiong, professor das turmas A e C, falaram que estão empolgados em apresentar a língua e a cultura chinesas de uma forma diferente e até divertida.

Nesta semana, ocorreram também os primeiros encontros das turmas para apresentação geral do curso e informações iniciais sobre o seu funcionamento. O entusiasmo pelo curso ficou evidente pela presença em massa de todos e pelas falas de alguns alunos, como o estudante da turma A, Thiago Bezerra, que fez questão de parabenizar a equipe da ACI e a universidade como um todo pelos novos acordos  que estão sendo firmados além do eixo América-Europa e por iniciativas como esta. Durante as reuniões das turmas, também foi informado que os matriculados receberão materiais didáticos gratuitos para acompanhar o curso e que a pretensão é que no próximo semestre as turmas prossigam para o nível 2. A expectativa é que também sejam abertas novas turmas do nível 1.

As aulas do curso iniciam na próxima terça, 22 de março, e devem ir até 10 de junho de 2022. Aqueles que terminarem o curso e forem aprovados na avaliação receberão um certificado de comprovação.