Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI promove confraternização para concluintes de curso de mandarim

ACI promove confraternização para concluintes de curso de mandarim

Evento aconteceu ontem em auditório da UFPB
publicado: 15/06/2022 10h19, última modificação: 15/06/2022 10h19
Colaboradores: Larissa Guedes

Encerrou-se, na última semana, o primeiro semestre do curso online de mandarim, ofertado pela UFPB em parceria com a Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL - China). Em caráter comemorativo, a Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) organizou uma confraternização para todas as turmas que concluíram a primeira etapa.

“Decidimos que seria uma ótima oportunidade para os estudantes se conhecerem e compartilharem um pouco do que aprenderam ao longo do semestre”, afirmou a Profª. Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, coordenadora do curso na UFPB e também aluna de uma das turmas.

20220614_153135.jpg

O evento aconteceu em 14/06, no auditório do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA-UFPB). A equipe da ACI preparou diversas atividades lúdicas bem conhecidas no Brasil, mas emolduradas pela língua chinesa, como o tradicional jogo de bingo (com cartelas e sorteio todos executados em mandarim), jogo da memória formado com caracteres do vocabulário aprendido durante o semestre, e karaokê de músicas chinesas.

20220614_140111.jpgTambém foram sorteados mais de 15 brindes que ressaltam a língua e cultura chinesas. Os brindes foram enviados pela Universidade de Dalian e pelo Consulado-Geral da China em Recife, ambos parceiros estreitos da UFPB. Entre os brindes, incluíram-se dicionários e medalhas oficiais dos Jogos Olímpicos de Inverno – Pequim 2022, além de outros prêmios que já haviam sido distribuídos durante o semestre por ocasião de um concurso de caligrafia chinesa.

Os alunos estavam bastante animados e revelaram sua ansiedade pelo início da próxima etapa. “Apesar de ter sido um pouco difícil no começo, pois é muito diferente das outras línguas que já estudei, foi maravilhoso começar a aprender mandarim e conhecer um pouco da cultura chinesa”, comentou Larissa Guedes, servidora da ACI e aluna do curso, ao elogiar e agradecer também o trabalho e a dedicação dos professores Zhang Yuxiong e Liu Jiaming, cujos nomes ocidentais são Francisco e Xavier, respectivamente.

Os aprovados no exame final deverão iniciar o próximo nível em agosto e a ACI tem planos para aumentar a oferta do curso pela abertura de mais turmas e expansão da parceria interinstitucional, bem como promover outros eventos como este.

----------

Texto e edição: Larissa Guedes // Revisão: Gustavo Oliveira // Arte: Larissa Guedes // Foto: Caio Martino