Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI participa de reunião com o Ministério de Relações Exteriores para discussão sobre o PEC-G

Reunião aconteceu online no último dia 29/11
por Larissa Guedes publicado: 15/12/2023 09h10, última modificação: 15/12/2023 09h38
Colaboradores: Larissa Guedes, Allecya Oliveira (estagiária 2023.2)

No último dia 29 de novembro, a Agência UFPB de Cooperação Internacional participou de reunião com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

O Programa destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. O PEC-G constitui um conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e seu retorno ao país de origem ao final do curso.

O MRE convocou a reunião com todos os coordenadores do PEC-G em todas as universidades brasileiras conveniadas para discutir propostas para a minuta de uma nova portaria sobre o Programa no país. Tendo em vista as mudanças na nova Lei de Migração, é necessária uma atualização na  última portaria, que foi publicada em 2019.

Representando a ACI, estavam presentes  a Profª Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI e coordenadora do Programa na UFPB, e Amanda Costa, servidora da ACI que trabalha com os estudantes PEC-G da instituição. Também estavam presentes representantes do MRE e de todas as universidades brasileiras vinculadas ao Programa.

Atualmente a UFPB possui 21 estudantes PEC-G, oriundos de 8 países diferentes. "Nosso objetivo é receber cada vez mais alunos através deste Programa, pois vemos esse formato cooperativo de internacionalização da educação como muito importante neste mundo globalizado em que todos devemos trabalhar juntos pelo crescimento coletivo", afirmou a coordenadora PEC-G da UFPB.

------------

Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2) // Revisão: Larissa Guedes