Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI-UFPB realiza evento para celebrar o Dia Mundial da África

ACI-UFPB realiza evento para celebrar o Dia Mundial da África

Evento será online entre os dias 25 e 27
publicado: 21/05/2021 09h12, última modificação: 21/05/2021 09h17
Colaboradores: Larissa Guedes

Nos próximos dias 25 e 27 de maio, a Agência UFPB de Cooperação Internacional irá realizar um evento para celebrar o Dia Mundial da África e homenagear as parcerias da UFPB com países africanos, especialmente através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

O evento contará com uma palestra no dia 25 presidida pelo Professor Reitor Valdiney Veloso Gouveia, e, no dia 27 uma mesa redonda, que será mediada também pelo Reitor da UFPB. Esses eventos contarão com a participação do Prof. Timóteo Saba M’bunde, Reitor da Universidade Amílcar Cabral (Guiné-bissau), do Prof. Isaac Nuokyaa-Ire Mwinlaaru, da University of Cape Coast (Gana), além de embaixadores de Moçambique, Gabão, Marrocos, Guiné-equatorial e Camarões.

A palestra com os professores das universidades africanas será no dia 25 de maio, às 9h (horário de Brasília), e a mesa redonda com a participação dos embaixadores dos países africanos será no dia 27 de maio, às 10h30 (horário de Brasília). Ambos os eventos serão transmitidos gratuitamente através do canal no Youtube da TV UFPB. Veja a programação detalhada nas imagens ao lado.

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Mundial da África, em comemoração ao aniversário da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana. Neste dia em 1963, mais de trinta chefes de Estado africanos se reuniram para criar a Organização da Unidade Africana, que visava na época oficializar a luta do continente contra o colonialismo e o apartheid. Nove anos depois, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância desta data e criou o Dia Mundial da África. Para os africanos, bem como para seus descendentes que vivem em todo mundo, falar da África é tentar aumentar a visibilidade de um continente tão importante para o patrimônio cultural e material da humanidade.