Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos intercambistas de Camarões se formam no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros
conteúdo

Notícias

Alunos intercambistas de Camarões se formam no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros

Cerimônia aconteceu na última sexta-feira, 15 de dezembro, no CAVN, campus de Bananeiras da UFPB
publicado: 20/12/2023 11h08, última modificação: 20/12/2023 11h45
Colaboradores: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2), Larissa Guedes

Na última sexta-feira, 15 de dezembro, aconteceu a colação de grau dos estudantes  intercambistas de Camarões no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, o CAVN, localizado no Campus de Bananeiras da UFPB. 

Na cerimônia, o diretor do CAVN, professor Edvaldo Mesquita Beltrão Filho, parabenizou os alunos formandos e enfatizou a importância dos programas de intercâmbio para a Universidade Federal da Paraíba. 

“Então gostaria de dizer que a cerimônia de hoje, além do brilho normal, também tem um brilho especial. Estamos formando alunos brasileiros, mas também alunos internacionais. Através da ACI em nome do professor Felipe e do professor Alex, que construíram uma rede de relações com instituições internacionais que pudessem trazer estudantes, como os estudantes de Camarões, estudantes da Guiné-Bissau, que estão aqui hoje em número de quarenta pessoas nessa rede de formação do nosso colégio agrícola. É uma responsabilidade a mais, porque além da formação que a gente já contribui bastante com os estudantes brasileiros, tem a questão do idioma, que foi um desafio para os professores e professoras. Tem a questão das relações sociais e culturais também, que foram desafios para essa formação. Mas eu acredito que o colégio agrícola cumpriu a missão. Hoje nós estamos entregando 13 estudantes. Outros estudantes continuam a sua formação. E aqui deixo meu abraço, minha consideração, e o agradecimento a toda a equipe. Técnicos administrativos e professores que contribuíram para que chegássemos a esse dia de hoje nessa culminância. Então em nome do colégio agrícola, desejo sucesso para cada um de vocês. Não vai ser fácil. Persistam e acreditem na sua formação.”

acc916a6-5df0-4d0c-b159-fd150318ce47.jpg

A Profª Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), esteve presente na cerimônia, junto com a Profª Silvânia Maria de Souza Gomes Nascimento, responsável pela disciplina de Culturas e Irrigação e Drenagem no Curso Técnico em Agropecuária, e que acompanhou de perto os alunos intercambistas. 

A Profª Silvânia contou como foi acompanhar o desenvolvimento dos alunos camaroneses, o que ela espera para o futuro deles e como está orgulhosa de ter disponibilizado seus conhecimentos em prol do crescimento desses alunos. 

Oportunizar o desenvolvimento de competências e conhecimentos aos jovens de Camarões através desse intercâmbio são ações muito importantes no âmbito da Cooperação Tecnológica e eu me sinto inserida diretamente nesse processo e orgulhosa de ter disponibilizado meus conhecimentos em prol da melhoria da qualidade de vida desses jovens. Como docente eu acompanhei apenas 1 desses alunos camaroneses que se formaram recentemente, mas como amiga desenvolvi empatia com todos eles, facilitado por ter conhecido de perto sua cultura, costumes e necessidades através do convite formalizado pela Embaixada da República de Camarões no Brasil, na pessoa de sua excelência Sr. Martin Agbor Mbeng, para conhecer o país. Espero que a disseminação do conhecimento repassado através desse intercâmbio incentive a busca contínua dos alunos camaroneses por mais aprendizagem, estimulando à busca de novas informações e com isso potencializando o desenvolvimento do país.” 

Além disso, a professora comentou também sobre a iniciativa da UFPB e da ACI de promover essas ações de cooperação internacional entre países e universidades, e como através dessa ação desenvolveu um projeto PIBIC sobre os desafios enfrentados por intercambistas no CAVN.

“Eu acho importante uma vez que a Universidade Federal da Paraíba - UFPB desenvolve diversas atividades de internacionalização como o fomento a bolsas de estudo, alunos em cotutela, intercâmbios, convênios, missões acadêmicas, redes de pesquisas, cursos e eventos científicos, além de outros projetos com caráter de cooperação internacional. Entretanto, há desafios culturais que merecem cautela e nesse aspecto está sendo conduzido por minha orientação um projeto PIBIC com um aluno bolsista de Camarões intitulado: Intercâmbio e Conhecimento na formação de alunos camaroneses no CAVN/CCHSA/UFPB: desafios e estratégias de inovação social por meio do ensino das Ciências Agrárias.” 

O projeto tem como principais objetivos conhecer o grau de satisfação dos alunos camaroneses em intercâmbio no CAVN/UFPB, identificar os desafios enfrentados pelos alunos no processo de intercâmbio e verificar como o conhecimento adquirido pelo ensino das ciências agrárias beneficiará na formação desses alunos.

f65035c0-fe8e-4beb-bde2-8a99bbe8b1ec.jpg

 

------------

Texto: Allecya Oliveira (estagiária 2023.2) // Revisão: Larissa Guedes