Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Anna Terra, mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB realiza curso de inverno no Azerbaijão

publicado: 23/04/2024 16h56, última modificação: 24/04/2024 14h50

Anna Terra, graduada em Relações Internacionais e mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela UFPB, foi contemplada com a possibilidade de fazer um curso de inverno no Azerbaijão para estudar sobre o modelo azerbaijano de multiculturalismo, com bolsa que cobria os custos de viagem, hospedagem e alimentação. O curso teve duração de uma semana, e nesse período Anna teve a oportunidade de conhecer três cidades: a capital Baku, Quba e Gusar. Anna relata que teve a oportunidade da bolsa pois ajudou a organizar um evento da UFPB em parceria com o Centro de Multiculturalismo do Azerbaijão. Além disso, ela relata também a sua preparação para ir e também as experiências que ganhou lá.

Anna Terra 1.jpg

Como você ficou sabendo da oportunidade do intercâmbio e por qual programa/acordo você foi para o Azerbaijão?

ANNA TERRA: Eu fiquei sabendo da oportunidade através do curso promovido pelo Centro de Multiculturalismo do Azerbaijão em parceria com a UFPB. Durante o curso alguns alunos são selecionados pelo Centro e ofertados a possibilidade de ir para o Azerbaijão, com tudo pago, para fazer um curso de inverno ou de verão com duração de uma semana, isso é um programa de lá.

Como foi a adaptação à outra cultura, como era o ambiente de lá?

ANNA TERRA: Não tive nenhum problema de adaptação, em parte por ter sido um tempo curto, em parte por estar em um ambiente altamente internacional e acadêmico. Eu e todos os outros estrangeiros fomos muito bem recebidos e bem tratados em todos os lugares. O país é belíssimo, seguro e organizado.

Anna Terra 2.jpg

De que forma ocorreu a sua preparação para fazer esse intercâmbio em outro país?

ANNA TERRA: Eu recebi a proposta meses antes e eu já tinha meu passaporte, então tive bastante tempo para me organizar. Eu pesquisei o clima e a cultura, para preparar as roupas que eu precisava levar e saber como as coisas funcionam lá. Uma coisa importante é que brasileiros precisam de visto para entrar no Azerbaijão, e tirar o visto é de sua responsabilidade. Mas o processo é super tranquilo, todo online, e o visto é emitido em um prazo de três dias úteis. Quanto eu tirei custou 26 dólares.

O que esse curso lhe proporcionou como experiência tanto profissional como pessoal?

ANNA TERRA: O curso abriu meus horizontes para outras partes do mundo e outros modos de vida que eu não conhecia, estar com pessoas do mundo todo e poder ter uma troca cultural tão grande é uma coisa que eu nunca vou esquecer. Foi muito interessante também, a oportunidade de falar com professores e figuras do Governo azerbaijano sobre o modelo de Multiculturalismo no país.

Quais foram as diferenças culturais que você mais sentiu entre o Brasil e o Azerbaijão?

ANNA TERRA: Eu não pude sentir tão afundo as diferenças culturais por causa do tempo e do ambiente internacional onde eu estava inserida. Então a diferença mais perceptível era a de estar em um país de maioria muçulmana na época do Ramadan e do Novrus.

Quais são os seus planos agora que você já finalizou esse curso?

ANNA TERRA: Esse curso fortaleceu em mim a vontade de conhecer outros lugares, principalmente na Ásia Central e Leste Europeu.

Anna Terra 3.jpg

Se você é estudante vinculado à UFPB e também quer participar da campanha UFPB Mundi e compartilhar sua experiência internacional de intercâmbio, responda o formulário online disponível clicando aqui. As respostas do formulário serão utilizadas para publicação no site e redes sociais da ACI-UFPB

-----------

Texto: Ian Perazzo (estagiário 2023.2)