Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE-UFPB participa de evento da Embaixada da França e IRD sobre sustentabilidade

O assessor de internacionalização do CCAE participou da mesa de encerramento do evento
publicado: 16/05/2022 08h33, última modificação: 16/05/2022 08h58
Colaboradores: Larissa Guedes

A Embaixada da França em Brasília sediou, no dia 12 de maio, evento que se propôs a ser uma vitrine dos principais projetos da cooperação científica franco-brasileira. Com o título "França-Brasil: A ciência como caminho para a sustentabilidade", o evento abriu espaço para que os pesquisadores apresentem seus projetos e também os resultados e aplicações práticas dos estudos em termos de políticas públicas, principalmente no enfrentamento dos desafios ambientais. "Esta colaboração científica importante se traduz em projetos concretos que têm um impacto sobre os indivíduos e sobre nossa sociedade. Isto é o que queremos mostrar: como a cooperação entre nossos dois países e a colaboração de nossos pesquisadores produz soluções para uma sociedade sustentável", ressaltou a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet.

O evento contou com presença da embaixadora Brigitte Collet, da Diretora Geral Adjunta do Instituto Francês para o Desenvolvimento (IRD), Corinne Brunon-Meunier, da presidente do IRD no Brasil, Frederique Seyler, além de pesquisadores e representantes institucionais de diversas instituições brasileiras e francesas. O professor Rafael Raimundo, assessor de internacionalização do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e vinculado ao Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA-UFPB), participou da mesa de encerramento do evento falando sobre a aplicação de tecnologias digitais e suas contribuições para as Ciências da Sustentabilidade. Também participaram da mesa redonda a Diretora Geral Adjunta, Dra. Brunon-Meunier, e Marie-Paule Bonnet, diretora de pesquisa da instituição.

Para o Prof. Raimundo, “ao falarmos de Big Data e sustentabilidade, precisamos perceber que a integração de grandes conjuntos de dados sociais, econômicos e ambientais é uma oportunidade extraordinária e uma necessidade urgente para construirmos as sínteses transdisciplinares que vão gerar tecnologias e inovações-chave frente à grande crise socioecológica do Antropoceno, conciliando conservação dos ecossistemas, inclusão social e fortalecimento das economias regionais”.

O professor mencionou ainda a importância da parceria que está sendo construída entre o IRD e o Campus IV da UFPB, por intermediação da presidente do IRD no Brasil, Frederique Seyler e cooperação da Dra. Laure Berti-Equille, diretora de pesquisa da unidade mista de pesquisa ESPACE-DEV, sediada em Montpellier: “A construção dessa parceria com o IRD está concretamente articulando uma nova rede de pesquisa socioecológica envolvendo instituições de diferentes estados nordestinos e da França e nos ajudando a pautar uma agenda positiva para os próximos anos, tendo inclusive já resultado na realização de um evento online de abrangência nacional e em projeto de pesquisa que obteve financiamento junto à FAPESQ, que é o DATAPB”.

Proposta do Laboratório Misto Internacional IDEAL

As estratégias para a consolidação da rede de pesquisa socioecológica liderada pelo Campus IV da UFPB e pelo IRD ESPACED DEV estão detalhadas na proposta do Laboratório Misto Internacional (LMI) IDEAL – Inteligência Artificial, Análise de Dados e Observação da Terra aplicados à Sustentabilidade. A proposta do LMI IDEAL encontra-se atualmente em fase de análise pelo IRD e propõe o uso de grandes conjuntos de dados e técnicas de data Science e inteligência artificial para coconstrução de diagnósticos de sustentabilidade e cenários de transição socioecológica juntamente com comunidades dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O programa de LMIs do IRD tem abrangência global, sendo que o Brasil atualmente tem dois LMIs em funcionamento: o LMI TAPIOCA, que conduz pesquisas interdisciplinares no Atlântico Tropical e é sediado na Universidade Federal de Pernambuco e o LMI Sentinela, um observatório transfronteiriço do ambiente, clima e doenças vetoriais que é co-sediado pela Universidade de Brasília e FIOCRUZ.

Comitê de Gestão Estratégica e Científica (CPSS) do IRD na região Nordeste

No dia 10 de Maio, na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, o campus IV da UFPB também esteve representado no encontro do Comité de Pilotage Stratégique et Scientifique (CPSS) que congregou os parceiros do IRD na região Nordeste brasileira. O evento, coordenado por Frederique Seyler, presidente do IRD no Brasil, contou com a participação da Diretora Geral Adjunta da Instituição, Corinne Brunon-Meunier, além da Diretora de Relações Internacionais, Claude-Anne Gauthier, e Céline Duwig, diretora-adjunta do departamento DISCO/IRD. Na ocasião, foram apresentados resultados dos programas estruturantes do IRD na região Nordeste e debatidas ações estratégicas e propostas para os próximos anos. O evento possibilitou maior alinhamento e integração entre ações de Universidades e instituições de pesquisa nordestinas no contexto da cooperação franco-brasileira.

-----------

Notícia originalmente publicada pelo CCAE-UFPB (com edições da ACI-UFPB, inserindo trechos da notícia publicada pela Embaixada da França no Brasil)