Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > China sedia Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno 2022

China sedia Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno 2022

“Together for a Shared Future” ("Juntos por um Futuro Compartilhado") é o slogan oficial
publicado: 12/01/2022 08h36, última modificação: 12/01/2022 10h17
Colaboradores: Larissa Guedes, Consulado Geral da República Popular da China em Recife

A UFPB está construindo fortes relações de cooperação acadêmica com instituições chinesas. Inclusive, no último mês o reitor da UFPB, Valdiney Veloso Gouveia participou à distância de cerimônia da Semana Internacional do Ensino da Língua Chinesa com o Vice-Ministro da Educação da China, Tian Xuejun. Um dos acordos de cooperação que a UFPB possui é com a Dalian University of Foreign Languages (DUFL). As instituições trabalham na instalação da sala de aula inteligente da língua chinesa na UFPB e planejam ofertar em breve cursos de curta duração de mandarim (chinês) na modalidade online. A proposta é que em fevereiro serão ofertadas 3 turmas para 20 estudantes cada e aqueles que fizerem e concluírem o curso receberão um certificado passado pelo Centro de Educação e Cooperação Internacional para a Língua Chinesa.

Tendo em vista incentivar a comunidade acadêmica a se interessar por línguas e estudos além do eixo Europa-América, a ACI-UFPB aproveita a oportunidade para divulgar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, que acontecerão na capital chinesa entre os dias 4 e 20 de fevereiro. Pequim será a primeira cidade no mundo a ser sede de ambos os Jogos Olímpicos de Verão, em 2008, e de Inverno, agora em 2022.

Os Jogos Olímpicos englobarão 109 eventos em sete esportes, enquanto os Jogos Paralímpicos, que serão disputados de 4 a 13 de março, terá 78 eventos diferentes em seis esportes.

“Together for a Shared Future” (Juntos por um Futuro Compartilhado) é o slogan oficial dos Jogos Beijing 2022, que reflete a necessidade do mundo trabalhar junto em busca de um amanhã melhor, especialmente devido às dificuldades enfrentadas durante a pandemia de COVID-19.

A mascote olímpica é a Bing Dwen Dwen. No chinês mandarim (dialeto oficial da China), “Bing" possui diversos significados, embora o mais comum seja "gelo". A palavra também simboliza pureza e força, enquanto que “Dwen Dwen” significa robustez e vivacidade, além de representar as crianças. E a mascote paraolímpica se chama Shuey Rhon Rhon. "Shuey" tem a mesma pronúncia do ideograma chinês para neve, enquanto o primeiro "Rhon" em mandarim significa 'incluir, tolerar'. O segundo "Rhon" significa 'derreter, fundir' e 'calor'. Combinado, o nome completo da mascote promove o desejo de maior inclusão para as pessoas com deficiência na sociedade, e mais diálogo e entendimento entre as culturas do mundo. Shuey Rhon Rhon é uma criança lanterna, cujo desenho tem elementos da arte chinesa do papel e de ornamentos Ruyi. A lanterna chinesa é um símbolo cultural antigo no país, associado com colheita, celebração, prosperidade e claridade.