Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conexão Mundo e UFPB detalham curso de mandarim para estudantes que farão intercâmbio na China

publicado: 29/01/2024 15h50, última modificação: 29/01/2024 15h54

Coordenadores do Projeto Conexão Mundo e do Centro de Línguas da Paraíba (CELIN-PB) da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), se reuniram com representantes da Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba (ACI - UFPB), nesta quinta-feira (25), na sede da instituição. O encontro foi para detalhar o curso de mandarim que será ofertado pela universidade para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino que participarão de um intercâmbio pela Xi'an International Studies University, na província de Shaanxi, na China.

Durante a reunião foi alinhada a proposta pedagógica do curso de mandarim e também foram iniciadas as discussões sobre o edital da seleção dos estudantes que vivenciarão a experiência internacional, na edição 2024/2025 do Conexão Mundo na China. O curso tem o objetivo de preparar os estudantes para terem o primeiro contato com língua, também conhecida como chinês tradicional, falada nas regiões central, norte e sudoeste da China.

O coordenador adjunto do Conexão Mundo, Valdeir Silva, detalhou que o curso será voltado para o desenvolvimento de habilidades linguísticas do idioma mandarim como a fonética e caligrafia, e também sobre os aspectos da cultura local e de situações de necessidades dos estudantes no intercâmbio.

“Os estudantes vão aprender sobre a apresentação pessoal, data e hora, sala de aula, direção e localização, dinheiro, compras e alimentação. A proposta conta com uma carga horária de cerca de 36 horas de formação e ocorrerá de forma híbrida, parte presencial e outra on-line com tutores direcionados pela Agência UFPB de Cooperação Internacional”, disse.

A diretora de Relações Interinstitucionais da Agência e coordenadora da parceria, pela UFPB, Ana Berenice Peres Martorelli, frisou que a parceria vai contribuir com o desenvolvimento do programa Conexão Mundo na China.

“O ensino do mandarim para estudantes da Rede Estadual de Ensino é inovador. O curso vai permitir a troca de conhecimento entre a academia e a prática educacional, e a Universidade, por meio da sua expertise em pesquisa e no ensino da língua chinesa vai colaborar com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba para desenvolver estudos e projetos com relação ao ensino do mandarim. Isso é essencial para um sistema educacional dinâmico e eficaz. Nós teremos seis professores (tutores) que irão ministrar as aulas da língua chinesa”, frisou.

Conexão Mundo na China - A proposta da nova edição do programa envolve a participação de 50 estudantes do Ensino Médio, que terão a oportunidade de aprender o básico do mandarim e imergir na cultura chinesa, incluindo cursos sobre culinária, dança, música e arte, durante três meses. A parceria foi firmada com a Xi'an International Studies University, na província de Shaanxi, fortalecendo os laços entre a Paraíba e a China. Atualmente, estão sendo definidos os cursos que serão oferecidos antes e durante o intercâmbio.

Notícia originalmente publicada pelo site do Governo da Paraíba