Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ACI-UFPB recebe dois estudantes da Guiné-Bissau
conteúdo

Notícias

ACI-UFPB recebe dois estudantes da Guiné-Bissau

Os estudantes cursarão Relações Internacionais através do Programa PEC-G
publicado: 04/04/2022 10h10, última modificação: 04/04/2022 10h13
Colaboradores: Larissa Guedes

No último dia 30/03 a ACI-UFPB recepcionou dois estudantes da Guiné-Bissau que vieram para a UFPB cursar Relações Internacionais através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O programa, que já está há mais de 50 anos em atividade, é uma ação conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação do Brasil.

Com base em acordos bilaterais vigentes, o PEC-G está constituído de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional. O Programa destina-se a formar e qualificar estudantes estrangeiros preferencialmente de países em desenvolvimento por meio da oferta de vagas gratuitas e integrais em cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior brasileiras. De acordo com o MEC, os acordos PEC-G determinam que cada discente comprometa-se em regressar ao seu país de origem após a conclusão do curso e contribuir com o desenvolvimento dele na área em que se graduou.estudantes PEC-G guine bissau

Os estudantes Emidio Canfani e Ozires dos Martires Candido Lopes visitaram a ACI e receberam orientações gerais sobre o funcionamento da UFPB, regras acadêmicas estabelecidas pelo PEC-G e passos necessários para regularizar a estada no país conforme preconizam as autoridades brasileiras. 

Participaram da ocasião: a Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI, Ana Berenice Martorelli; a servidora Amanda Costa, que se dedica ao PEC-G; e o estagiário da ACI, Petrônio Melo, que também é estudante de Relações Internacionais da UFPB. Em seguida, Petrônio conduziu os guiné-bissauenses ao Centro Acadêmico do curso a fim de integrá-los aos colegas de curso e apresentar-lhes o campus.

A ACI salienta a importância do intercâmbio incoming e outgoing com outros países para a troca de experiências e vivência dos alunos com outro sistema educacional, além do intercâmbio cultural e linguístico. Destaca também a relevância do PEC-G como uma política pública brasileira para a cooperação internacional.

 

----------

Texto e edição: Larissa Guedes // Revisão: Gustavo Oliveira // Foto: Larissa Guedes