Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Coronavírus e o impacto nos programas de mobilidade da UFPB

Coronavírus e o impacto nos programas de mobilidade da UFPB

Novas informações sobre as medidas tomadas e o procedimento a ser adotado a partir de agora
publicado: 16/03/2020 11h40, última modificação: 16/03/2020 13h09

Como já informado em notícia anterioro edital 2020 do Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI) está suspenso, por tempo indeterminado, em virtude da pandemia do novo coronavirus. Abaixo damos novas informações sobre as medidas tomadas e o procedimento a ser adotado a partir de agora. As informações foram publicadas através do Ofício Circular nº 19/2020, da Reitoria.

Gostaríamos de informar à comunidade acadêmica da UFPB sobre as medidas tomadas pela Administração Superior com relação à disseminação do coronavírus no Brasil.

Essas medidas afetarão as ofertas para estudantes intercambistas, seja na modalidade INCOMING (entrada), seja na modalidade OUTGOING (saída), como uma forma de garantir e preservar a segurança da saúde da comunidade acadêmica, a saber:

A “suspensão temporária” do processo seletivo do Programa de Mobilidade Internacional – PROMOBI – edição 2020 (OUTGOING). A UFPB também orienta a comunidade acadêmica internacional e parceiros a evitarem, quando possível, a saída de estudantes, professores, staff administrativo e pesquisadores para os países considerados em situação de risco para participação em qualquer tipo de mobilidade acadêmica ou eventos internacionais, etc., até que a situação de saúde pública esteja sob controle.

A ACI-UFPB, responsável pelo processo seletivo acima citado na UFPB, informa ainda que quando a seleção do PROMOBI 2020 retornar, não será aberto período para novas inscrições.

O processo continuará da etapa na qual foi suspenso (divulgação das inscrições homologadas). A documentação dos candidatos será analisada de acordo com os documentos já enviados, inclusive quanto à porcentagem necessária para a participação no processo seletivo (40% a 80%). Entretanto, deverá ser observada a obrigatoriedade do estudante manter-se matriculado em mobilidade tipo externa internacional, no SIGAA, durante todo o período da mobilidade, ou seja, o estudante deverá se manter ATIVO no sistema.

Para os estudantes que já começaram o período de mobilidade no exterior:

No caso em que a Universidade parceira orientá-los no sentido de encerrarem a mobilidade mais cedo do que o planejado, pedimos aos alunos para avisarem à coordenação do seu curso que deverá analisar em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação, uma maneira de minorar o prejuízo acadêmico desses estudantes.

Para alunos que ainda não iniciaram o período de mobilidade:

Para as saídas durante o 1º semestre do ano acadêmico europeu (SET-20/JAN ou FEV-21), serão envidados esforços no sentido de manter contato com as Universidades estrangeiras parceiras participantes de Programas de Mobilidade Internacionais com a UFPB no sentido de proceder com o reagendamento dos fluxos de mobilidade planejados em nossos acordos.

Até que se atinja um nível de segurança desejável e as atividades sejam normalizadas, serão emitidos boletins informativos na página da Agência UFPB de Cooperação Internacional – ACI, no Instagram e no Facebook.

Na Universidade Federal da Paraíba, até o momento, não foi identificado nenhum caso suspeito ou confirmado de COVID-19 e nosso estado não é considerado uma área de risco, de acordo com as autoridades governamentais e de saúde.

A Reitora da nossa Universidade resolveu criar uma Comissão de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19) que estará acompanhando de perto e constantemente a situação.

Agradecemos a compreensão e cooperação!

Diante de qualquer nova informação, emitiremos uma nova nota de esclarecimento à toda comunidade acadêmica.