Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > DEMUS lança três canções compostas em parceria entre estudantes da UFPB e da Örebro Universitet (Suécia)

A atividade foi resultado do acordo de cooperação entre a UFPB e a universidade sueca
publicado: 23/05/2022 07h21, última modificação: 23/05/2022 07h21
Colaboradores: Larissa Guedes

Em abril aconteceu o “I Online Songwriting and Music Production Camp – Sweden/Brazil”, organizado na UFPB pelo Laboratório de Guitarra Elétrica e Música Universal (LGEMU), sob coordenação do prof. Anderson Mariano, vinculado ao Departamento de Música (DEMUS-UFPB), em parceria com os professores Jan Sparby e Tim Johnsson, da Örebro Universitet (Suécia). Participaram do evento cinco estudantes brasileiros e cinco estudantes suecos.

A atividade foi resultado da colaboração de intercâmbio artístico estabelecida entre as instituições, promovida pelo programa Linnaeus-Palme. O principal objetivo desta ação foi o de possibilitar, de maneira interativa entre estudantes suecos e brasileiros, a vivência de um processo de produção musical completo com estudantes universitários dos cursos de música de ambas universidades, desde a composição de uma canção até a sua finalização e lançamento em uma plataforma de streaming, passando pelos processos de gravação, edição, mixagem e masterização, viabilizando uma fusão destas duas culturas através da música.

“A atividade gerou um resultado prático e uma vivência que é bem sintonizada com a atualidade da vida de um músico, com a finalização das canções gravadas compostas pelos estudantes de ambas universidades, promovendo assim uma valiosa interação cultural entre as musicalidades brasileiras e suecas”, afirmou o Prof. Anderson Mariano.

O processo de preparação durou cerca de três meses até o evento final e durante este período os estudantes tiveram orientações dos docentes envolvidos no projeto, com a finalidade de dar instruções a respeito dos softwares que foram utilizados e de todas as etapas do processo de produção musical, para prática da língua inglesa, adotada em todo o período de preparação e execução do evento, que resultou em três canções disponibilizadas na plataforma Sound Cloud.

Da UFPB, participaram Manu Lima, Ernani Sá, David Wadson e Caio Bruno, que atualmente cursam a licenciatura em música, e o estudante Yuri Farias, do bacharelado em música. Os estudantes brasileiros foram acompanhados pelo professor Anderson Mariano, coordenador do LGEMU, e os estudantes suecos pelos professores Jan Sparby e Tim Johnsson, da Örebro Universitet.

-----------

Notícia originalmente publicada pelo LGEMU-UFPB (com edições da ACI-UFPB)