Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe da UFPB participa de Curso de Verão na China
conteúdo

Notícias

Equipe da UFPB participa de Curso de Verão na China

UFPB ganhou 6 bolsas para Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesas na China
por Larissa Guedes publicado: 04/09/2023 11h02, última modificação: 04/09/2023 11h03

A UFPB recebeu a oportunidade de enviar 6 dos alunos do Curso online de Mandarim, ofertado em parceria com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian (DUFL), para participar gratuitamente de Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesas na China.

Os selecionados estudam no Curso da UFPB desde o primeiro semestre ofertado e foram escolhidos pela média dos semestres anteriores. Dentre eles estão três servidores da ACI, que são responsáveis diretos por gerenciar na UFPB as ações derivadas do acordo de cooperação internacional firmado entre a UFPB e a DUFL.

“Ir à China e poder experimentar como funciona o cotidiano da sociedade chinesa, imergindo no dia a dia, cultura e arte é com certeza uma experiência ímpar. A bagagem de conhecimento proporcionado é excepcional, apenas com vivências como essas podemos perceber e experimentar as semelhança e diferenças entre Brasil e China”, comentou a estudante Geilza Carla ao falar sobre seu desejo de contribuir com o bom desenvolvimento da parceria China-Brasil.

Os representantes da UFPB ficaram no país asiático entre os dias 3 e 18 de agosto e durante o período participaram de diversas atividades culturais e acadêmicas, organizadas pela equipe anfitriã. A comitiva visitou a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, a Praça da Paz Celestial, a Prisão Russo-Japonesa de Dalian, o Museu de Lüshun, entre outros pontos turísticos e culturais de importância histórica para a China.

Nossos enviados também assistiram a uma apresentação da Ópera de Pequim no Teatro Hongji em Dalian, com direito a visita aos bastidores e encontro com os artistas. Além disso, eles participaram de diversas oficinas culturais, como Wushu, Tai Chi Chuan, pintura, nó tradicional chinês, etc.

Caio Martino, servidor da Agência UFPB de Cooperação Internacional e um dos beneficiados com o Curso de Verão, afirmou que foi uma experiência fantástica para aprender mais sobre a China. “Pudemos conhecer museus, praças de convivência, lugares de alta representatividade para cidadãos chineses, além participar de oficinas culturais, em que produzimos e aprendemos sobre itens associados à cultura chinesa”, declarou o servidor.

Os estudantes receberam bolsa para o curso e tiveram as despesas com hospedagem e transporte internos custeados pela Universidade chinesa. Todos afirmam terem gostado muito da experiência de participar do curso. Mayara Tigueiro, uma das contempladas, declarou que realizar o intercâmbio foi uma experiência única na sua vida e que guardará boas lembranças e bastante aprendizado. “Conhecer um pouco do cotidiano, da culinária e das relações da sociedade chinesa foi muito interessante”, completou.

Além de adorar a experiência cultural, o estudante João Wallace destacou o potencial do país asiático como destino acadêmico-profissional. “A China pode ser uma grande oportunidade para seu futuro, afinal, é um dos países mais populosos e economicamente fortes do mundo, têm amplos mercados na liderança tecnológica e também oferece bolsas de estudo de diferentes níveis”, finalizou o estudante de Engenharia de Computação.

Ana Berenice Peres Martorelli, diretora de Relações Interinstitucionais da ACI e coordenadora do Curso online de Mandarim na UFPB, afirmou que poder pôr em prática e aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala foi excepcional. “Coordeno a parte administrativa do curso, mas sou aprendiz do Mandarim junto aos alunos e ver os caracteres que aprendemos durante os últimos semestres e tentar falar com os locais é bem gratificante”, comentou a professora. Ela também falou sobre a troca de experiências com os estudantes chineses que cursam a graduação em Português como Língua Estrangeira: “conversamos com a Profª Cheng Cuicui, a vice-reitora da Escola de Línguas Europeias da DUFL, sobre a possibilidade de ampliar o acordo entre nossas instituições e receber os graduandos chineses para um intercâmbio na UFPB”.

A também servidora da ACI, Larissa Guedes, falou que a viagem foi de grande enriquecimento profissional e sobre como foi interessante conhecer mais o Mandarim e a história e cultura chinesas. “Fomos a vários museus e foi incrível saber mais da história milenar da China e poder ver e vivenciar na prática vários aspectos. Além de poder conversar com os chineses e ter essa troca cultural pessoalmente”, comentou Larissa. A servidora destaca também a visita que o grupo fez ao Center for Language Education and Cooperation, que é a sede chinesa dos Institutos Confúcio do mundo: “foi bem interessante para a gente que está aprendendo o Mandarim, pois lá tem várias atividades interativas sobre o idioma, principalmente, porque estamos em tratativas para criar um Instituto na UFPB”, afirmou Larissa.

A presença de servidores da Agência UFPB de Cooperação Internacional durante este Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesas na China foi extremamente importante para a consolidação e o progresso da parceria com a Universidade de Línguas Estrangeiras de Dalian. Além de avançar no processo de negociação para um Instituto Confúcio na UFPB, também foi discutida a expansão e a possibilidade de vagas recorrentes para os alunos da UFPB que participam do Curso online de Mandarim, neste Curso de Verão de Língua e Cultura Chinesas. Discutiu-se ainda as possibilidades de apoio e financiamento para a realização da segunda edição do Festival Cultural da China na Paraíba em 2024. Ademais, a equipe encontrou-se com membros da Universidade de Aveiro e da Universidade de Macau e já prospectou a expansão do acordo com a instituição portuguesa e o estabelecimento de cooperação com a Universidade de Macau.

 

----------

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: arquivos pessoais // Arte: Larissa Guedes