Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB é selecionada para bolsa da Fundação Memorial da América Latina

Projeto para formação de intérpretes comunitários na Paraíba
publicado: 27/09/2022 08h48, última modificação: 27/09/2022 08h48
Colaboradores: Larissa Guedes

Poderiam inscrever-se estudantes regularmente matriculados de todo o Brasil com projetos relacionados à missão institucional da Fundação, que é promover a produção e a disseminação do conhecimento e a integração dos países latinoamericanos. Todos os projetos deveriam apresentar propostas de pesquisa e extensão voltadas ao tema da formação e treinamento de intérpretes comunitários para o acesso aos serviços públicos de não falantes da língua portuguesa.

O projeto da estudante da UFPB intitulado "Curso Trimestral de Formação de Intérpretes Comunitários” foi um dos selecionados pela comissão avaliadora do edital e irá receber auxílio financeiro da instituição para colocar o projeto em prática. A bolsa será no valor de R$1600 por um período de 3 meses, podendo ser renovada de acordo com regras da Fundação. A proposta do curso é atender os refugiados e migrantes no estado da Paraíba, especialmente o grande grupo de venezuelanos que chegou ao estado nos últimos anos.

Ana Berenice Peres Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, é a professora orientadora de Anaiza Durval neste projeto e destacou a importância e satisfação por um projeto de uma estudante da UFPB ter sido selecionado em um edital nacional de uma Fundação de destaque como o Memorial da América Latina, do Governo de São Paulo. "Além disso, já estamos em tratativas para assinar um convênio de cooperação com a instituição", afirmou a professora.

---------

Texto e edição: Larissa Guedes