Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante da UFPB participa de competição nacional de língua chinesa
conteúdo

Notícias

Estudante da UFPB participa de competição nacional de língua chinesa

Thiago Bezerra é do curso de Relações Internacionais e faz o Curso online de Mandarim da UFPB
publicado: 26/04/2023 10h01, última modificação: 26/04/2023 10h03
Colaboradores: Larissa Guedes

Thiago Bezerra, estudante de Relações Internacionais e matriculado no Curso online de Mandarim da UFPB, foi selecionado para participar da etapa brasileira da 22ª Competição de Proficiência em Língua Chinesa para Estudantes Universitários, em Brasília no próximo fim de semana.

O aluno estuda Mandarim há cerca de 2 anos e meio no Instituto Confúcio da UNESP e depois entrou no curso da UFPB para aprimorar ainda mais seus estudos. A primeira etapa da competição será nos dias 28 e 29 de abril na Universidade de Brasília (UNB) e Thiago foi convidado pelos seus professores em São Paulo para representar a instituição. “Estou muito feliz de participar de uma competição desse porte, em nível nacional. Eu nem me inscrevi, foram os meus professores que me convidaram, então, espero poder representar bem", afirmou Thiago . 

A competição, promovida pela Embaixada da República Popular da China no Brasil, tem como objetivo incentivar o aprendizado e o interesse pela língua e cultura chinesa entre jovens estudantes brasileiros de chinês. O desafio consiste de três etapas importantes que incluem apresentações orais, testes de competência de escuta e leitura, e apresentações de talentos relacionados à cultura chinesa.  O tema das apresentações orais deste ano é "Uma família, Um mundo (One World, One Family)" e para a etapa de talentos Thiago disse que vai recitar uma poesia sobre a lógica dos caracteres chineses.

Ele comentou que a competição será um grande desafio, pois irá competir com estudantes de níveis mais avançados. "Este ano vai ser difícil, mas espero que em um futuro próximo eu consiga ir para as etapas finais, em nível mundial", concluiu o estudante.

A Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) parabeniza e apoia o estudante. O presidente da ACI afirma que a participação de Thiago na competição, mesmo que representando o Instituto Confúcio da UNESP, é muito importante para a UFPB. "É um bom indicador para o curso de Mandarim da UFPB e para todo o engajamento em torno da nossa parceria chinesa", concluiu o professor destacando a cooperação acadêmica entre a UFPB e a  Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL - China). 

 

----------

Texto e edição: Larissa Guedes
Fotos: acervo pessoal de Thiago Bezerra