Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudante de Biotecnologia da UFPB participa de projeto financiado pela Nasa

Estudante de Biotecnologia da UFPB participa de projeto financiado pela Nasa

publicado: 02/05/2023 09h37, última modificação: 02/05/2023 09h42
Colaboradores: Caio Martino, Larissa Guedes

Vitória Fernandes Ferro, estudante de Biotecnologia da UFPB participa do Nationwide Eclipse Ballooning Project, um projeto financiado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e pela Fundação Nacional da Ciência (NSF). A graduanda se encontra nos Estados Unidos em um intercâmbio acadêmico na State University of New York (SUNY) na cidade de Oswego, através do Programa de Mobilidade Internacional (Promobi) 2022, promovido e gerido pela Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI).

O programa propõe lançar balões atmosféricos para fazer observações frequentes através da emissão de radiossondas de hora em hora para estudar o comportamento da atmosfera durante dois eclipses, que ocorrerão em outubro de 2023 e em abril de 2024. O primeiro desses eclipses não será visível em Nova Iorque e, por isso, os pesquisadores, que formam uma equipe multidisciplinar, viajarão ao estado do Novo México (EUA), onde o balão será lançado e as informações, captadas. Vitória já estará de volta ao Brasil em outubro, mas a equipe da SUNY Oswego está se mobilizando para que ela mantenha o seu vínculo com a pesquisa até o final.

Além das contribuições durante as aulas e do desenvolvimento da pesquisa, Vitória terá papel fundamental na fase final, pois será a pessoa responsável pela análise de dados, quando poderá aplicar seus conhecimentos em computação e habilidade para gerir dados numéricos.

O presidente da ACI, o Prof. Dr. Sandro Marden vê nessa iniciativa uma excelente oportunidade de estreitar laços entre a UFPB e a SUNY Oswego, viabilizar a participação de mais alunos e pesquisadores em projetos futuros, e evidenciar para a nossa comunidade acadêmica o valor da preparação e instrução que os alunos recebem na UFPB. “A participação de uma aluna nossa em um projeto dessa grandeza é motivo de muito orgulho para a UFPB. Logicamente, participar de um projeto da NASA não é algo que se consegue facilmente estando no Brasil mas, muitas vezes, é durante uma experiência internacional como essa que nossos alunos passam a valorizar sua alma mater, a instituição que colabora mais diretamente na sua formação e educação”, comentou o professor.

----------

Texto: Caio Martino // Revisão e edição: Larissa Guedes // Fotos: acervo pessoal de Vitória Fernandes Ferro