Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Concluintes de curso de Tupi celebram encerramento in loco

Concluintes de curso de Tupi celebram encerramento in loco

A turma da UFPB visitou indígenas potiguaras no município de Baía de Traição
publicado: 19/05/2022 14h00, última modificação: 19/05/2022 10h24
Colaboradores: Larissa Guedes

Encerrou-se, no último 14 de maio, o curso “Língua, história e cultura do Tupi Antigo”, ofertado pela UFPB e ministrado pelo cacique potiguara Nathan Galdino. Para celebrar o término do curso, ele convidou a turma para visitar a sua aldeia, Alto do Tambá, localizada no município de Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba.

A turma foi recepcionada pelo cacique, que também é colaborador do projeto de extensão “Aproximações Etnográficas aos Instrumentos de Gestão Ambiental e Territorial Indígena dos Potiguaras/PB”, do CCHLA, por Mestre Tonhô do Bombo, Mestre Zé Bitu da Gaita, e Jailson da Gaita. Os estudantes praticaram a língua conversando com os indígenas locais e cantando músicas em tupi, além de experimentarem comidas típicas preparadas na própria aldeia. Eles participaram ainda do ritual do Toré, considerado um símbolo da identidade, cultura e religiosidade dos índios da região. O ritual é composto de música, dança e ingestão de bebidas.

A Profª. Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da ACI-UFPB, participou do curso e disse que a visita à aldeia foi uma experiência muito interessante, pois os alunos puderam vivenciar um pouco do que aprenderam no curso. De acordo com a docente, a UFPB está projetando outros cursos para serem ofertados a curto prazo no mesmo modelo. “O objetivo é sensibilizar a comunidade acadêmica para conhecer e estudar as línguas dos povos originários da nossa região e, assim, resgatar uma parte importante da nossa história e cultura”, destacou ela.

Ana Berenice, que também é professora do Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas acompanhou a iniciativa de Alicia Gonçalves, professora do Departamento de Ciências Sociais. Ambos são unidades do CCHLA/UFPB. O curso abordou os contextos gramatical e histórico da língua tupi, bem como o protagonismo da cultura potiguara para o Brasil.

----------

Texto e edição: Larissa Guedes // Revisão: Gustavo Oliveira // Arte: Larissa Guedes // Foto: Divulgação