Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB realizam mobilidade acadêmica na Itália

Estudantes da UFPB realizam mobilidade acadêmica na Itália

Estudantes de Direito falam sobre as suas primeiras semana no intercâmbio na Università Degli Studi Di Torino
publicado: 10/03/2022 10h10, última modificação: 10/03/2022 10h10
Colaboradores: Larissa Guedes

As estudantes Maria Luíza Palhano (7º. período) e Maria-Vitória Souza Alencar (8º. período), ambas alunas do curso de direito do CCJ/UFPB, participam neste momento de um programa de mobilidade acadêmica junto à Faculdade de Direito da Universidade de Turim, Itália, uma das mais importantes de toda a Europa. As alunas foram selecionadas pelo processo seletivo 2020 do programa especial da UFPB com a Università Degli Studi Di Torino (UNITO).

As jovens chegaram à cidade de Turim, localizada na região italiana do Piemonte, há cerca de um mês e ficam por lá durante, pelo menos, um semestre acadêmico. Elas estão em constante contato com a ACI e o Prof. Marcílio Franca, vinculado ao Departamento de Direito Público da UFPB (DDPU-CCJ-UFPB) , ex-professor visitante na instituição italiana e responsável pelo acordo de cooperação na UFPB. Além de receberem amparo da UFPB durante sua mobilidade acadêmica, as estudantes também tem o apoio do Prof. Alberto Oddenino, do Departamento de Direito da UNITO e responsável pelo convênio na instituição italiana.

Veja a seguir depoimentos das estudantes sobre sua experiência nessas primeiras semanas do intercâmbio:

Maria Luíza Palhano, Maria-Vitória Souza Alencar
e Prof. Alberto Oddenino, da UNITO

Maria Luíza Palhano: “Quem tem boca vai a Roma. Não é à toa que essa frase é tão conhecida, aliás, não fui a Roma mas cheguei a Torino e estou aprendendo muito mais do que imaginei. De fato, quem tem boca chega aonde quiser, e digo isso porque aqui aprendi ainda mais sobre a importância da comunicação e a necessidade de mostrar interesse pela língua falada no país, seja ela qual for. Aqui, no meu caso, escuto diversas línguas, pois frequento ambientes com muitos estrangeiros, inclusive a universidade, mas, obviamente, o italiano é a língua predominante e posso afirmar que ela é linda e boa de se falar. Em Torino, temos a oportunidade de frequentar aulas gratuitas por basicamente 3 meses, além disso, as aulas oferecidas no meu curso de graduação (Direito) são ministradas magnificamente por professores que apresentam uma carga de conhecimento enorme, sem contar que a estrutura da própria universidade é incrível, parece que vivo em um eterno filme de história com muitos museus e construções antigas ao redor de toda cidade. Por mais próximos que pensemos estar culturalmente dos italianos, não temos a certeza até vivenciar tal conjuntura, portanto, digo que vale a pena experienciar a cultura daqui.

Maria-Vitória Souza Alencar: “Cheguei em Torino em um domingo nublado com esperanças acumuladas de quase dois anos. A jornada foi árdua e a expectativa, grande; contudo rapidamente descobri que uma nova sequência de desafios me aguardava. E também grandes realizações. As aulas iniciais na universidade começaram com algumas dificuldades,
pois decidi tentar uma imersão maior no contexto universitário ao optar por uma disciplina em italiano em adição às demais em inglês. Entretanto, assim como a águia (símbolo da virtude do estudioso, bem como dos príncipes de Sabóia, antigo reino que cobria esta região) que domina o touro (representação da ligação entre a Universidade e a cidade de Torino) está presente no brasão da secular Università degli Studi di Torino, eu também tenho apresentado sinais de constante melhora e de domínio sobre as disciplinas, cuja metodologia particular e diferenciada destoa ao modo até então estudado no Brasil não apenas em função da mudança de idioma. Findo o primeiro mês de viagem, outrossim, trago algumas experiências boas e outras ruins (pois infelizmente a Itália também tem seus problemas no viés socioeconômico) no coração. Mas, apesar disso, posso dizer que o aprendizado adquirido vai ser algo que certamente levarei para o restante da vida.

Maria Luíza Palhano e Maria-Vitória Souza Alencar

Portanto, aos estudantes da UFPB que tem interesse em passar uma temporada fora, em um programa de mobilidade acadêmica, acompanhe o nosso site e nossas redes sociais (Instagram e Facebook) para ficar sempre atualizada nas notícias e publicação de novas chamadas.

----------

Com informações do Prof. Marcílio Franca, vinculado ao Departamento de Direito Público da UFPB (DDPU-CCJ-UFPB).