Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes da UFPB lideram lista de classificados em programa de Assistente de Língua Portuguesa na França

Alunos de Letras - Francês irão atuar por 7 meses na França continental e na Guiana Francesa
publicado: 03/08/2022 13h48, última modificação: 03/08/2022 14h05
Colaboradores: Larissa Guedes

O curso de Letras – Francês da UFPB ganhou destaque a nível nacional, pois dois de seus estudantes foram selecionados na Edição 2022-2023 do programa de Assistente de Língua Portuguesa, da Embaixada da França no Brasil.

Bernardo Soares foi o primeiro lugar na categoria France et Départements et Régions d'Outre-Mer (DROM) e Juliana Nascimento foi a primeira colocada para a Guyane Française. Ambos deverão trabalhar por entre outubro de 2022 e abril de 2023 in loco como assistentes de língua portuguesa nas escolas francesas. Durante o período, os assistentes brasileiros se enquadrarão na condição de agente temporário do Estado francês e receberão uma bolsa mensal pela carga horária de trabalho de 12 horas semanais.

Em 2018 a França aderiu ao estatuto de Estado Observador Associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com o objetivo de reforçar os seus laços com os Estados-Membros da Comunidade, com os quais partilha muitos dos princípios e objetivos, como a promoção do multilinguismo e da diversidade cultural. Esta também é uma das finalidades do programa de Assistente de Língua Portuguesa do governo francês, além de permitir aos assistentes brasileiros uma experiência imersiva da língua e cultura francesas, trazendo para as escolas a riqueza de sua língua e cultura.

Dentre candidatos de diversas universidade de todo o Brasil, foram selecionados 22 para France et DROM e 9 para Guyane Française. Em ambas categorias o primeiro lugar foi da UFPB, o que demonstra a relevância e a qualidade do curso de Letras-Francês da universidade.

Texto e edição: Larissa Guedes