Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes internacionais da UFPB participam de programa da prefeitura de João Pessoa

Intercambistas contaram um pouco da sua história para estudantes da Rede Municipal
publicado: 31/08/2022 08h45, última modificação: 31/08/2022 08h45
Colaboradores: Larissa Guedes

Alunos de 28 escolas municipais estão tendo a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do Brasil. Através da parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e o Instituto Alpargatas, o Programa ‘Educação pela Cultura’ trouxe visitantes ilustres que estão ajudando a contar um pouco desta rica história.

Nesta quinta-feira (25), os estudantes da Escola Dom José Maria Pires, no bairro Alto do Mateus, puderam trocar conhecimento com Raimundo Djoco, da Guiné-Bissau, José Owono, da Guiné-Equatorial, e Wildana Fortain, do Haiti. Todos são alunos de intercâmbio no Brasil que foram convidados para participar da ação por intermédio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

prefeitura “Educação pela Cultura”  1            prefeitura “Educação pela Cultura”  2

Já na última terça-feira (23), os estudantes receberam Ricardo Poquiviqui, representante da tribo indígena Terena do Mato Grosso do Sul, que trouxe uma visão ampla sobre os povos indígenas no Brasil, as línguas que são faladas, aspectos culturais desde danças até sua alimentação, assim como tradição, história e os desafios do povo Terena.

prefeitura “Educação pela Cultura”  3A diretora do Departamento de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Secretaria de Educação e Cultura, professora Drª Clévia Carvalho, ressaltou a importância desses momentos na formação dos alunos da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.

“Foram 28 escolas selecionadas para participar do programa que visa o fortalecimento da compreensão dos alunos sobre a nossa história e a nossa conexão com os povos indígenas e afrodescendentes. Nossa perspectiva é consolidar na Rede a implantação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, as quais reforçam o ensino da história e cultura afro-indígena no currículo escolar. É muito importante este olhar em conjunto com a Alpargatas e o apoio da UFPB pensando nas nossas crianças”, destacou.

O objetivo principal do programa "Educação pela Cultura" é semear a multiculturalidade e impulsionar o aprendizado, a compreensão e o conhecimento da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena do Brasil, apoiando a inclusão destas temáticas na grade curricular das escolas de educação básica.

----------

Notícia originalmente publicada pela Prefeitura de João Pessoa
Texto: Allan Hebert // Edição: Felipe Silveira // Fotos: Assessoria da Prefeitura