Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Etapas preliminares do 23° concurso "Chinese Bridge" são anunciadas

Etapas preliminares do 23° concurso "Chinese Bridge" são anunciadas

publicado: 12/03/2024 14h56, última modificação: 12/03/2024 14h56

No cinquentenário das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, a Embaixada da China no Brasil anuncia a organização das etapas preliminares nacionais do 23º Concurso “Chinese Bridge”. Este evento visa fornecer uma oportunidade para jovens estudantes brasileiros exibirem suas competências em mandarim, promover a aprendizagem mútua e o intercâmbio cultural, além de fomentar o interesse e o entusiasmo pelo estudo da língua e cultura chinesas. A solenidade ocorrerá de 9 a 11 de maio de 2024, na Universidade de Brasília.

As inscrições devem ser realizadas nos Institutos Confúcio locais ou, para os não vinculados a essas instituições, no Chinese Bridge Club em São Paulo. As instituições participantes podem selecionar até dois competidores, enquanto a instituição realizadora tem direito a três. As despesas de viagem e estadia ficam a cargo das entidades representadas. As informações sobre os competidores devem ser encaminhadas ao Instituto Confúcio na UnB até 30 de abril de 2024. Para este ano, o tema será: "Um mundo, uma só família! (One World, One Family!)".

Para participar do Chinese Bridge, os competidores devem ser estudantes universitários, de 18 a 30 anos, não chineses, que não tenham sido criados na China ou em famílias de língua materna chinesa. Finalistas de edições anteriores não são elegíveis.

A competição tem quatro modalidades, sendo elas:

1. Língua chinesa: Compreensão oral, expressão oral, leitura e escrita;
  2. Conhecimento sobre a China: Aspectos geográficos, históricos, econômicos e culturais;
  3. Habilidades culturais: Canto, dança, instrumentos musicais, ópera, caligrafia, pintura e artes marciais chinesas;
  4. Competência integral: Avaliação do aprendizado e aplicação prática da língua e cultura chinesas.

Já na avaliação, serão quatro formatos. Eles foram divididos em:

1. Autoapresentação e discurso temático: (3 minutos, 30% da nota);
  2. Compreensão oral: Resposta a perguntas de áudios (3 minutos, 20% da nota);
  3. Leitura: Em voz alta (2 minutos, 20% da nota);
  4. Demonstração de talentos artísticos: (4 minutos, 30% da nota).

O campeão do torneio se classificará para participar da final mundial do 23º Concurso Chinese Bridge para Estudantes Universitários na China. O segundo lugar será convidado para assistir a final mundial e o terceiro lugar receberá três prêmios. Além disso, também serão dados prêmios de participação.

Para mais informações sobre o evento, o competidor pode contatar:

Seção Cultural da Embaixada da China, Sr. Wang Zhiwei
edu-embchina@hotmail.com

Instituto Confúcio na UnB, Profa. Lu Xiaojuan
1329514372@qq.com

Chinese Bridge Club em São Paulo, Sr. Sun Lidong
contato@ibrachina.com.br

-----------

Texto: Ian Perazzo (estagiário 2023.2)