Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex-aluna do CI-UFPB ganha bolsa para pós-doutorado no MIT (EUA)

Ex-aluna do CI-UFPB ganha bolsa para pós-doutorado no MIT (EUA)

A cientista da computação Chrystinne Fernandes foi selecionada para a 1ª edição do Fred Trajano Postdoctoral Fellows Fund
publicado: 03/06/2022 08h14, última modificação: 03/06/2022 08h21
Colaboradores: Larissa Guedes, Forbes Mulher, CI-UFPB

A ex-aluna de Ciência da Computação do Centro de Informática da UFPB, Chrystinne Fernandes, recebeu uma bolsa de estudos de pós-doutorado e vai estudar no Massachussetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

Ela é a primeira brasileira escolhida para a edição de estreia do Fred Trajano Postdoctoral Fellows Fund, programa do MIT, organizado pelo hospital Albert Einstein, em parceria com o CEO do Magazine Luiza, que dá nome ao programa.

De acordo com sua entrevista à Forbes Mulher, a cientista da computação Chrystinne Fernandes desenvolve pesquisas na área da saúde por meio da análise de dados e aplicações IoT (internet das coisas), que conecta objetos comuns à internet. Seu trabalho aparece em primeiro lugar na lista de profissões em alta demanda para os próximos anos, segundo o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial. “É uma área maravilhosa, com muito potencial de carreira. Se com a minha trajetória eu conseguir inspirar uma mulher a entrar na área, vou ficar muito feliz”, diz a pesquisadora.

Atualmente, Chrystinne atua como técnica judiciária no TRF-RJ, desenvolvendo sistemas administrativos na linguagem Java. Ela concluiu a graduação no CI, em 2006, aos 23 anos, e foi no Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID-UFPB) onde deu os primeiros passos na pesquisa, desenvolvendo aplicações pra TV digital, usando as linguagens NCL e Lua. Agora a pesquisadora vai ter a oportunidade de estudar por 2 anos no Laboratório de Fisiologia Computacional do MIT, líder mundial no campo da construção e curadoria de conjuntos de dados clínicos, com a bolsa e ampliar seus conhecimentos com essa experiência internacional.

-----------

Notícia originalmente publicada pelo CI-UFPB (com edições da ACI-UFPB a partir de informações de notícia da Forbes Mulher)
Foto: Divulgação