Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Filme produzido por estudantes da UFPB será exibido em Paris

Filme produzido por estudantes da UFPB será exibido em Paris

Estudantes realizam campanha de arrecadação para cobrir gastos com a viagem
publicado: 07/12/2023 07h29, última modificação: 07/12/2023 08h44

Foto: Mariana Silveira

O curta-metragem universitário Arlinda, dirigido pelo estudante Jonny Herbert e realizado por uma equipe de 07 alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi selecionado para o Expo Euroarts, mostra de artes brasileiras, que vai acontecer em dezembro, em uma galeria de artes na cidade de Paris, na França. A obra ficará em exposição por 15 dias.

O filme, sem fins lucrativos, foi gravado entre 2022 e 2023, em princípio para composição de atividade avaliativa do componente acadêmico Direção Cinematográfica, ministrado pela professora Vânia Perazzo.

O trabalho é o primeiro filme poliglota paraibano e tem versão em português, inglês, espanhol, francês e Libras, além de audiodescrição e legenda acessível LSE. O filme foi produzido nesse formato visando a aplicação do projeto em festivais de cinema estudantil no exterior para o estudo da estrutura desses editais.

Arlinda é um drama psicológico que, em 15 minutos de duração, acompanha a jornada de Arlinda Trindade, uma jovem corajosa, que se encontra presa em um trabalho opressivo. O filme explora as pressões emocionais e físicas enfrentadas por Arlinda enquanto ela lida com várias intempéries, acompanhando o processo de adoecimento da personagem e se faz por meio de um prólogo e três atos: Encantamento, Desencantamento e Adoecimento.

No filme, o uso das cores é uma ferramenta simbólica que reforça a progressão da doença da personagem, adicionando uma dimensão visual à jornada interna de Arlinda.

O Diretor do filme, Jonny Herbert, destaca a preocupação com a inserção da Libras como um dos idiomas do filme, da audiodescrição e legendagem como um compromisso com a acessibilidade e parte do dever dos produtores de cinema de possibilitar que todas as pessoas tenham acesso ao filme.

A diretora de som, Mariana Silveira, conta um pouco sobre o processo. “Juntos, gravamos as quatro versões do filme no estúdio de som do CCTA, com pessoas especializadas nas respectivas línguas, que se voluntariaram para fazer o trabalho”, disse.

Para conseguir levar a produção para exibição em Paris, o grupo de alunos participou de um edital público de circulação artística no qual foram selecionados. No entanto, uma vez que a ajuda de custo fornecida para a viagem de 05 pessoas da equipe não é suficiente para cobrir todos os gastos, os alunos estão realizando uma arrecadação e pedindo apoio por meio da chave pix arlindaemparis@gmail.com.

“Esta é uma oportunidade única para levar o cinema universitário para novos patamares, promovendo uma visibilidade excepcional para o cinema Paraibano”, disse Jonny Herbert.

A pretensão dos realizadores do filme é seguir inscrevendo a produção em seleções de exposições, mostras e festivais universitários internacionais, já que o filme abrange um tema universal e foi desenvolvido em quatro idiomas.

A obra conta ainda com a participação de alunos do curso de música, licenciatura em geografia, tradução, artes visuais, e profissionais voluntários, dentre eles alunos egressos da UFPB.

----------

Foto: Mariana Silveira