Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Maria Heloisa, estudante de Engenharia Elétrica da UFPB, realizou intercâmbio de 10 Meses em Grenoble, (França)

por Larissa Guedes publicado: 15/12/2023 06h00, última modificação: 14/12/2023 09h03
Colaboradores: Chrislaynne Santos (estagiária 2023.1), Larissa Guedes

Nesta entrevista, Maria Heloisa de Pietra Silva, estudante de Engenharia Elétrica, compartilha sua experiência de intercâmbio BRAFITEC, onde mergulhou em uma rotina de aulas integrais na França por 10 meses, entre agosto de 2022 e junho de 2023.

Quando você começou a planejar sua viagem? Como foi o processo?

Desde que entrei na universidade e fiquei sabendo do programa BRAFITEC durante a recepção dos calouros promovida pelo PET- Elétrica.

O que você achou da experiência de intercâmbio?

Foi uma experiência engrandecedora que me fez evoluir tanto acadêmica e pessoalmente.

Qual a rotina da instituição de ensino?

Aulas integrais

Quais as diferenças na forma de ensino e aprendizado?

Aulas divididas em aulas teóricas, de exercícios, laboratório e prática em softwares.

Quais as dificuldades que você enfrentou estudando fora?

Um pouco de dificuldade no início para se acostumar com a linguagem francesa e também nas relações com o povo francês.

Quais os aspectos da cultura local? Alguma curiosidade sobre o lugar onde você morou?

A cidade que eu fiquei é conhecida como Alpes Franceses. Então o povo tem muito costume de trilhas para subir nas montanhas e também praticar ski e snowboarding.

O que você recomenda para aproveitar ao máximo a experiência de estudar no exterior?

Fazer amigos de outros países e lugares do Brasil. Na França tem muitos brasileiros. E também se informar bastante com outros alunos que já fizeram intercâmbio.

O que mudou em você e na sua jornada acadêmica/profissional após o intercâmbio?  Considera fazer novamente algo similar?

Aumentou a vontade de conhecer outros países e culturas. Considero tentar uma pós graduação fora do país.

Se você é estudante vinculado à UFPB e também quer participar da campanha UFPB Mundi e compartilhar sua experiência internacional de intercâmbio, responda o formulário online disponível em: https://forms.gle/LXHZkHvzdV9TrANN9. As respostas do formulário serão utilizadas para publicação no site e redes sociais da ACI-UFPB.

----------

Texto e edição: Chrislaynne Santos (estagiária 2023.1) // Revisão: Larissa Guedes