Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Músicos da UFPB apresentam concertos pela Europa

Músicos da UFPB apresentam concertos pela Europa

Turnê encerra-se hoje em Milão
publicado: 26/05/2023 13h50, última modificação: 26/05/2023 13h51
Colaboradores: Larissa Guedes

Os professores e músicos Felipe Avellar e Sandra Aquino, ambos vinculados ao Departamento de Música da UFPB, realizaram um intercâmbio de curta duração como professores visitantes na Örebro Universitet, na Suécia, depois apresentaram-se em uma série de concertos pela Europa.

A estadia dos professores na Örebro Universitet está inserida entre as atividades decorrentes do Acordo de Cooperação Acadêmica entre a UFPB e a universidade sueca, no âmbito do Programa Linnaeus-Palme. Lá, eles realizaram diversas palestras, aulas e ensaios com os colegas e estudantes suecos.

"Ficamos participando de atividades em Örebro por três semanas e, em seguida realizamos esta série de concertos, como parte desta residência artístico-acadêmica. Assim, acabou se tornando um projeto mais amplo, envolvendo docentes do Brasil, Suécia e Canadá", comentou o músico Felipe Avellar.

O professor explicou que convidaram o violinista Guillaume Tardif da University of Alberta, no Canadá e Lena Johnson, pianista e docente da Örebro University para juntarem-se a ele, violoncelista, e à Prof. Sandra Aquino, violinista. O programa dos concertos é intitulado “Impressões: Uma viagem musical do Brasil à Europa” e inclui obras de compositores brasileiros e europeus, como João Guilherme Ripper, Heitor Villa-lobos, Darius Milhaud, Antonin Dvorak e Maurice Ravel.

Os concertos foram realizados em três cidades da Suécia: Örebro, Estocolmo e Eskilstuna. Além de dois concertos na Itália, em Roma e Milão, com a parceria da Embaixada do Brasil na Itália, do Consulado do Brasil em Milão e do Instituto Guimarães Rosa. Em Roma, a apresentação aconteceu na Sala Palestrina. A turnê encerra-se hoje com uma última apresentação na Sala Puccini do tradicional Conservatório de Milão, uma das mais respeitadas instituições de ensino da música no mundo inteiro.

"Este projeto é um exemplo do patamar em que a UFPB se encontra atualmente em termos de internacionalização. Um processo que se amplia fortemente a cada ano, incorporando novas parcerias e novos projetos artísticos, acadêmicos e de pesquisa, com instituições parceiras importantes e de renome mundial", encerrou o professor Felipe Avellar.

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: acervo pessoal de Felipe Avellar