Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB esteve em missão acadêmica na Universidad de Granada (Espanha)

A professora de Direito foi professora visitante na Espanha em outubro
por Larissa Guedes publicado: 09/11/2023 08h14, última modificação: 09/11/2023 08h14

No período de 11 a 21 de outubro, a profª. Drª. Maria Creusa de Araújo Borges esteve na Universidad de Granada, Espanha, Facultad de Derecho como Visiting Scholar (CAPES).

O projeto “O Pluralismo como uma Questão Constitucional” foi aprovado em outubro de 2022 pelo Programa CAPES - PrInt de Internacionalização e pelo Centro de Investigación Peter Häberle com a supervisão, na Espanha, do prof. Dr. Francisco Balaguer Callejón, Catedrático de Derecho Constitucional de la Universidad de Granada, Catedrático Jean Monnet "ad personam" de Derecho Constitucional Europeo y Globalización, Departamento de Derecho Constitucional Facultad de Derecho.

"Foi uma experiência realmente incrível. Uma das coisas que me chamou a atenção foi a hospitalidade que a Universidad de Granada demonstra aos professores visitantes. Ele nos dão total apoio para tudo que precisamos lá, além de ter ficado hospedada durante todo o período da missão internacional em uma residência específica para professores visitantes: El Carmen de la Victoria", comentou a professora de Direito. O local fica na região que foi dominada pelos árabes e tem vista para um dos principais pontos turísticos da região, o complexo de Alhambra.

O projeto já gerou produtos como: cotutela no doutorado, publicações e pesquisas. Atualmente, está em curso e um livro binacional intitulado “Direito e Cultura: diálogos hispano-brasileiros”, uma coletânea organizada, na UGR, pelos professores doutores Francisco Balaguer Callejón e Antonio Perez Miras e, na UFPB, pela professora Drª. Maria Creusa Borges e pelo Subprocurador-Geral da República, prof. Dr. Luciano Maia. As universidades estão atuando em regime de solidariedade na produção de conhecimento transfronteiriço.

"Já estamos trabalhando junto com a Profª Maria Creusa para a realização de um convênio específico de intercâmbio de professores e estudantes de pós-graduação entre a UFPB e a Universidad de Granada para avançarmos cada vez mais com essa parceria", afirmou a Profª. Ana Berenice Martorelli, Diretora de Relações Interinstitucionais da Agência UFPB de Cooperação Internacional.

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: acervo pessoal // Arte: Larissa Guedes