Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB firma convênio de cooperação institucional com Instituto Superior Tecnológico de Teposcolula, no México

Ação internacional auxiliará na capacitação de profissionais mexicanos da área da educação
publicado: 25/02/2022 07h46, última modificação: 25/02/2022 07h46
Colaboradores: Larissa Guedes, ASCOM-UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) assinou, no último dia 12, um projeto de Cooperação Institucional com o Instituto Superior Tecnológico de Teposcolula (ITSTE). O evento ocorreu no estado de Oaxaca, no México, e contou com a presença do Diretor da instituição mexicana Jaime Chávez Flores, da Deputada local Tania Caballero, da Profa. Denise Dias da Cruz, do Departamento de Sistemática e Ecologia, representante da UFPB, e do Prof. Reinaldo Lucena, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que na ocasião também firmou parceria com a instituição mexicana.

A cooperação faz parte das ações da UFPB dentro do Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PRInt) e tem por objetivo realizar o intercâmbio de conhecimento, contribuindo com a capacitação em nível de mestrado dos professores da ITSTE. De acordo com o documento assinado, serão ofertadas cerca de 20 vagas de mestrado para os docentes e técnicos da instituição mexicana no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Por ocasião do evento na ITSTE, a Profa. Denise Dias da Cruz realizou uma palestra no auditório da instituição apresentando a UFPB, o PRODEMA e suas linhas de pesquisa, processo seletivo, e o objetivo do convênio.

A programação teve sequência com o evento de assinatura do convênio, documento que já havia sido assinado pelo Prof. Valdiney Gouveia, Reitor da UFPB. Para a Profa. Denise Cruz, trata-se de uma  ação internacional de bastante impacto por auxiliar na capacitação dos profissionais mexicanos da área da educação, com grande potencial de gerar produtos de qualidade. “Nesta turma estarão envolvidos pelo menos 18 professores da UFPB, que vão ser orientadores desses alunos do mestrado. Então, prevemos no mínimo 18 bons produtos no futuro, com o envolvimento de um grande número de professores do PRODEMA, por isso acredito que é uma ação que vai trazer uma grande visibilidade para a UFPB”, explica a docente.

Além dos orientadores da UFPB, os alunos mexicanos do programa de mestrado contarão com co-orientadores de instituições do México para apoio local. O PRODEMA tem como meta a formação de profissionais com base interdisciplinar na área das ciências ambientais, aptos a atuarem no enfrentamento dos problemas ambientais oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento.

A característica interdisciplinar do PRODEMA  garante aos docentes dos diversos cursos do ITSTE, como logística, gastronomia, administração e desenvolvimento comunitário, a oportunidade de participar da seleção para o programa, desde que apresentem um projeto de cunho interdisciplinar e voltado para investigações de problemas e de soluções sobre questões de meio ambiente local.

“Um profissional da área de engenharia de sistema computacional pode, por exemplo, pensar no desenvolvimento de um software para resolver algum problema ambiental, um profissional da área de gastronomia pode trabalhar com investigação de comidas tradicionais voltadas para conhecimentos etnológicos, já os docentes do curso de engenharia de desenvolvimento regional podem trabalhar qualquer tipo de problema, seja na água ou no solo, que vai impactar no desenvolvimento”, exemplificou Denise Cruz.

De acordo com a docente, ainda durante a apresentação do projeto várias sugestões de investigação foram apontadas pelos diversos professores interessados em ingressar no programa de mestrado brasileiro. Após a assinatura do convênio, o PRODEMA aguarda a aprovação do processo pelo Conselho Universitário (Consuni). A expectativa é que a realização do processo seletivo e oferta do curso de mestrado tenha início ainda em 2022.

----------
Notícia originalmente publicada pela Ascom-UFPB