Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB promove evento em comemoração à 60ª Semana Internacional da África

UFPB promove evento em comemoração à 60ª Semana Internacional da África

Evento ocorre na UFPB entre os dias 24 e 27 de maio
publicado: 18/05/2023 07h27, última modificação: 18/05/2023 07h30
Colaboradores: Larissa Guedes, Isadora Freire (estagiária 2023.1)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), promoverá o evento “Consciência Afrocêntrica” entre os dias 24 e 27 de maio em João Pessoa-PB.

O evento tem o objetivo de celebrar a 60ª Semana Internacional da África, fomentando a celebração da cultura africana e promover palestras e debates acerca da política, arte e filosofia africanas. Ademais, também é uma oportunidade para comemorar os resultados concretos já advindos entre a Universidade Federal da Paraíba e as instituições de ensino do continente africano.

A Agência UFPB de Cooperação Internacional está à frente da organização do evento, contando com o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Associação de alunos estrangeiros da UFPB ingressos pelo PEC-G (APECG). O evento também possui a colaboração da Embaixada dos Camarões em Brasília e do Ministério de Relações Exteriores, contando com a participação da diplomata Elisa Mendes.

A abertura do evento irá ocorrer na noite do dia 24 de maio, no Auditório da Reitoria da UFPB às 19h. No dia 25, terão diversas palestras acerca de temáticas africanas a partir das 9h da manhã, além de uma sessão de cinema e debate de um filme africano. Na sexta-feira, dia 26 de maio, ocorrerá uma mesa redonda com palestrantes convidados, apresentação de trabalhos acadêmicos, roda de conversa com a diplomata Elisa Mendes sobre o PEC-G.

Ao longo desses dias, a sociedade civil e a comunidade acadêmica da UFPB poderão desfrutar de diversos workshops culturais acerca de dança, música e moda africana no Centro de Vivências. O encerramento do evento ocorrerá na manhã do dia 27 com um momento desportivo no Ginásio da UFPB.

O evento “Consciência Africana” é gratuito e as inscrições  para participar das atividades podem ser realizadas através do Sigeventos-UFPB até o dia 24 de maio. Clique aqui para ver a programação completa do evento.  Para mais informações, acesse o perfil do Instagram dos alunos PEC-G da UFPB.

----------

Texto e arte: Isadora Freire (estagiária 2023.1) // Revisão e edição: Larissa Guedes