Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe 10 estudantes de Camarões para intercâmbio no CAVN

UFPB recebe 10 estudantes de Camarões para intercâmbio no CAVN

Estudantes realizarão curso integral no CAVN-UFPB
publicado: 25/08/2022 07h59, última modificação: 25/08/2022 08h03
Colaboradores: Larissa Guedes

No último dia 18 de agosto a Agência UFPB de Cooperação Internacional recepcionou 10 estudantes de Camarões que vieram para fazer intercâmbio no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) da UFPB.

Este intercâmbio decorre do convênio firmado com a Ecole Pratique d'Agriculture de Binguela (EPAB) e da missão que a ACI definiu para ampliar o mapa cooperativo da UFPB além do eixo América-Europa. Os camaronenses terão a oportunidade de realizar um dos cursos técnicos de forma integral oferecidos pelo CAVN, além de terem direito à residência e acesso ao restaurante universitário do campus III, localizado na cidade de Bananeiras. 9 camaronenses irão cursar Agroindústria e 1, Aquicultura. Além disso, a UFPB também ofertará um curso intensivo de Português como Língua Estrangeira para todos os estudantes para ajudar na sua integração ao nosso país.

Camarões CAVN 1.jpg

Na recepção que aconteceu na sala da ACI, os estudantes obtiveram orientações gerais sobre o funcionamento da UFPB e receberam um guia com as principais informações para o estudante internacional na UFPB. Após isso, na segunda-feira os estudantes foram recepcionados no CAVN em Bananeiras com uma cerimônia de acolhida.  Representando o CAVN, estiveram presentes: Edvaldo Beltrão, diretor; Rodrigo Ronelli, vice-diretor; Alex Barbosa, coordenador geral de ensino; Philipe Araújo, assessor de internacionalização; Ruth Helena, coordenadora pedagógica; Silvania Nascimento, chefe do departamento de agricultura; Manoel Serafim, coordenador de apoio estudantil; Edmilson Costa, coordenador de esportes. Acompanhando os estudantes, também estava presente o camaronense Antoine Essala, que atuou como mediador do acordo de cooperação assinado entre as instituições e propôs o inicio das negociações.

Camarões CAVN 2.jpg

Os estudantes se mostraram empolgados com a oportunidade de estudar no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros e felizes com a calorosa recepção e agradeceram por todo apoio que receberam com o processo das bolsas, dos documentos e transporte. "Nós agradecemos a UFPB, ao EPAB e todas as autoridades brasileiras e camaronesas pelo esforço em facilitar o contato entre as instituições e facilitar nossa vinda!", afirmou o estudante Konn Majap Albert em francês e a sua colega Fonyuy Grace repetiu as palavras em inglês.

Camarões CAVN 3

O CAVN também realizou um tour completo pelo Colégio com os alunos e também mostrou os principais pontos da cidade de Bananeiras e de Solânea para apresentar um pouco da região que será a casa do Camaronenses até o final do próximo ano. Além disso, servidores do CAVN levaram todos para se cadastrar e receber o cartão do SUS e nos próximos dias, eles irão registrar-se na Polícia Federal.

Camarões CAVN 4

O convênio também prevê que estudantes da UFPB possam ir à Escola africana para realizar intercâmbio nos cursos oferecidos. A ACI salienta a importância do intercâmbio incoming e outgoing com outros países pela troca de experiências e pela vivência dos alunos com outro sistema educacional, além do intercâmbio cultural e linguístico.

Texto e edição: Larissa Guedes // Fotos: CAVN